terça-feira, 7 de março de 2023

MULHERES NA BÍBLIA

Recolhi aqui algumas estatísticas e curiosidades encontradas por aí na internet sobre a participação de mulheres no texto bíblico.  Não vou tentar checar a veracidade dos números, mas achei curioso e vou listar a seguir (depois me darei o direito apenas de comentar).

 

# No hebraico bíblico a palavra para mulher é אשה e aparece 802 vezes no AT (a primeira vez em Gn 2:22).

# No grego do NT a palavra é γυνή e é citada 1135 vezes (a primeira em Mt 1:20).

# Há um total de 188 mulheres que são chamadas por nomes próprios na Bíblia.

# Apenas pouco mais 1% das citações diretas são atribuídas a mulheres.

# Dois livros do AT são chamados por nome de mulher – Rute e Ester

# O nome próprio feminino mais citado no AT é Ester (com 78 citações), seguida por Sara (com 52 citações).  E no NT é Maria – a mãe de Jesus (com 21 citações).

# A primeira mulher da Bíblia foi Eva (no hebraico: חוה).  Esse nome, dado por Adão à mulher, significa “vida” e aparece no AT como nome próprio apenas nos versos de Gn 3:20 e 4:1.

# No NT Eva, como nome próprio (no grego: Εὔα), é citada apenas por Paulo nos versículos de 2Co 11:3 e 1Tm 2:13.

# A única mulher na Bíblia em que se registra a idade foi Sara, que tinha 90 anos quando recebeu a promessa de ser mãe de Isaque (em Gn 17:17).

# A juíza Débora foi a única mulher reconhecida na Bíblia por suas funções de líder político-militar (Jz 4).

# Hulda foi a primeira mulher citada exercendo o ministério profético (em 2Rs 22:14 e 2Cr 34:22).

# Na genealogia de Jesus, no Evangelho de Mateus, são citadas cinco mulheres: Tamar, Raabe, Rute, Bate-Seba e Maria (em Mt 1:1-17).

# O Evangelho de Lucas registra pelo nome três mulheres que acompanhavam o ministério de Jesus: Maria de Magdala, Joana mulher de Cuza e Suzana (Lc 8:2-3).

# A mulher com quem Jesus manteve o mais longo diálogo foi a Samaritana (em Jo 3).

# A única mulher a ser ressuscitada na Bíblia foi Dorcas (narrado em At 9).

# A primeira cristã europeia citada na Bíblia foi Lídia (em At 16).

# Apenas duas mulheres são nomeadas entre as heroínas da fé de Hb 11 – Sara e Raabe.

 

Comentemos um pouco:

 

Sobre os números em si, já disse que não fui checar e se acontecer divergências ficam por conta de quem os contou e/ou foram abarcados por qualquer margem de erro estatística.  Sei que “quantas” não é o mais importante.  Aqui estão por curiosidade.

A Bíblia é a Palavra de Deus – isso é postulado central de minha fé cristã.  Mas também é obra humana (também creio assim), e como tal é o registro da Revelação de Deus feito por homens e mulheres em seus respectivos contextos culturais – com os quais sempre interagem.

A sociedade rural, antiga e oriental onde a Bíblia foi originalmente composta era profundamente machista e, por conta disso, os autores se viram influenciados por esse traço cultural. 

Creio e reconheço que diante de Deus todos e todas têm iguais prerrogativas; são alvos do mesmo amor e alcançados por uma única graça.  Embora cada um se relacione com Cristo de modo peculiar.

A distância que temos hoje dos milênios em que os fatos bíblicos ocorreram e que foram registrados colocaram muita poeira de tradição e carregamento cultural sobre os textos bíblicos.  Isso também deve ser considerado quando vamos interpretar as narrativas e lições.

 

Então tomo como paradigma bíblico para minha vida as palavras da Virgem de Nazaré ao receber a visita angelical:

 

Note a serva do Senhor.  Que possa acontecer comigo segundo a tua palavra.
(Lc 1:38).

 

Aproveitando.

Eu escrevi uma série de reflexões sobre mulheres da Bíblia, recomendo a leitura:

Priscila, a artífice link

Abigail, a sábia – link

Hulda, a profetisalink

Lídia, a empreendedoralink

Abisague, a cuidadora link

Dorcas, a dedicada link

Ana, a fiel link

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário