sexta-feira, 31 de março de 2023

TOMADO À FORÇA

Esse é, realmente, daqueles versículos que aparece em traduções e interpretações as mais diversas – algumas bem conflitantes!

 

Para trazer luz de entendimento e ter uma boa explicação dessas palavras do Evangelho quero propor um roteiro de exegese: (1) trabalhar o texto original; (2) examinar o contexto; (3) consultar comentários; e (4) oferecer uma compreensão bíblica para a passagem.

 

Trabalhando o texto original

O fraseado em grego (Textus Receptus 1550) do texto de Mt 11:12 diz o seguinte:

 

Ἀπὸ δὲ τῶν ἡμερῶν Ἰωάννου τοῦ βαπτιστοῦ ἕως ἄρτι ἡ βασιλεία τῶν οὐρανῶν βιάζεται καὶ βιασταὶ ἁρπάζουσιν αὐτήν.

 

O verso é composto de um palavreado bem comum.  Mas três expressões chamam a atenção e devem ajudar a esclarecer o seu sentido:

Βιάζεται – do verbo βιάζω – na voz ativa: eu uso de força; na voz passiva: eu sofro violência.  Aqui no Presente do Indicativo Médio / Passivo – 3ª do singular.  A única outra vez que essa palavra aparece no NT está em Lc 16:16 em um contexto e referência similar.

Βιασταὶ – a única ocorrência do substantivo βιαστής no NT é aqui nesse verso.  A etimologia parte da expressão βια + στής – “violência” + desinência de agente = “o violento”.

Ἀρπάζουσιν – do verbo ἁρπάζω – eu arrebato / pego com força.  Aqui no Presente do Indicativo Ativo – 3ª do plural.  Mateus usa o mesmo verbo na parábola para dizer que a semente/mensagem foi arrancada do coração (em 13:19).

 

Num trabalho de tradução literal:

“Desde os dias de João, o Batista até agora, o Reino dos Céus sofre violência e os violentos [tentam] pegá-lo pela força.”

 

Examinando o contexto

O contexto anterior onde lemos o texto em questão diz que os discípulos de João tinham questionado Jesus sobre sua messianidade (Mt 11:1-6) e, aproveitando a ocasião, Jesus teceu elogios ao Batista (versos 7-11).

Continuando a expor seus argumentos, Jesus falou da circunstância de seu projeto de Reino e de como alguns vinham tentando subvertê-lo usando de força e truculência (aqui é a citação de Mt 11:12). 

Detalhe: a prisão do próprio João já foi uma demonstração do uso da violência política e religiosa para tentar subjugar os que se comprometem com o Reino aos que querem manter o establishment.

E a seguir, o Messias concluiu que os ditames da Aliança antiga – a da Lei e dos Profetas – perduraram até João (verso 13), mas que a partir dali um novo modelo estaria sendo estabelecido (verso 14).

 

Consultando comentários

Dando uma olhada aqui, a maioria dos comentadores do texto de Mateus o fazem comparando com a citação paralela de Lucas (Mt 11:12 e Lc 16:16).  É provável que faça sentido, pois independente de os textos se referirem ao mesmo episódio ou não, os seus conceitos se complementam.

Wayne Partain e Bill H. Reeves no Comentario Al Nuevo Testamento afirmam que

 

É possível que possamos obter o significado completo dessa difícil frase reunindo as lembranças de Lucas e Mateus. O que Jesus pode ter dito é: «Meu Reino sempre sofrerá violência; sempre haverá homens selvagens que tentarão destroçá-lo, assaltá-lo e destruí-lo; e por isso, só poderá entrar no Meu Reino aquele que desesperadamente o levar a sério, só aquele a quem corresponda a violência da sua consagração total e vença a violência da perseguição.» Bem pode ser que esta palavra de Jesus tenha sido originalmente tanto um aviso da violência que recairia sobre os seguidores de Jesus quanto um desafio a se entregarem com uma consagração ainda mais forte que a violência.

 

Oferecendo uma compreensão bíblica

Ainda enxergo que essa explicação finda limitada.  A mim me parece que Jesus aproveitou o contexto da brutalidade da prisão de João e o fato de que os religiosos apoiaram as atitudes de Herodes (mesmo que indiretamente) por ele – João – propor uma visão de Reino diferente da expectativa deles.  Tais líderes queriam um reino que se opusesse ao domínio romano para voltar a ter o controle social, religioso e político da Judeia.

Para Jesus, essa mentalidade terrena, local e mundana daquele projeto de Reino, mesmo que tendo suporte na antiga Aliança, era uma apropriação indevida (violenta) do que o Senhor havia pretendido com as promessas a Israel.

Ou seja, já trazendo para nós hoje: para esses “violentos” – os que detém poder político e religioso e até se acham legitimados pelo discurso cristão evangélico – o Reino pode ser estabelecido pelo uso da força, intimidação ou coerção.

O que Jesus ensina é que esse tempo já findou.  Observe a afirmação do autor de Hebreus: a ordenança anterior é revogada, porquanto era fraca e inútil (Hb 7:18).

O Reino que Jesus está propondo agora é baseado na graça e na liberdade.  Além de que, o próprio Jesus afirma que o seu Reino não é desse mundo (Jo 18:36): seus valores e prioridades, logo também seus critérios de adesão e defesa, não devem ser nos mesmos padrões violentos (considere também Jo 14:27).

Assim, os que propagam o Reino por violência, armas, intolerância e brutalidade certamente não estão alinhados com o Reino de amor para o qual fomos transportados (tenho em vista Cl 1:13).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário