sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Série Mulheres da Bíblia – ABIGAIL, A SÁBIA

  


A história do grande rei Davi todos conhecem.  Com certeza é a principal referência real na História de Israel.  Mas antes de ele ser coroado com rei, enquanto ainda se esquivava de Saul, uma mulher fez uma grande diferença na sequência de eventos.

Essa mulher extraordinária foi Abigail.  Ela entrou na narrativa no episódio em que seu marido afrontou Davi e esse se enfureceu e desejou sua morte.

Mas foi aqui que essa mulher se fez notável.

Eu lhe convido a ir lá no Carmelo – onde Abigail mora – para conhecer melhor essa sábia.

Nabal preferiu insultar a Davi e seus servos a lhes oferecer algumas provisões.  E quando Davi soube da maneira como seus servos foram tratados juntou quatrocentos homens com espada na cintura para irem tomar satisfação.

A desgraça se anunciava.

Importante destacar que todo esse desenrolar aconteceu sem que as notícias chegassem a Abigail.

Quando a mulher do insensato Nabal soube do que ocorrera, resolveu entrar na situação e tomar a dianteira dos eventos.

E é aqui que eu estou olhando como uma sabia mulher pode consertar e ajustar uma crise.  Veja o que ela faz.

Como primeira previdência, Abigail prepara um carregamento de provisões e envia para Davi e seu bando.  Mas também decide ir ao encontro de Davi.  Algumas situações têm que ser resolvidas pessoalmente – e ela sabe disso.

Ainda é noite e Abigail segue pelas encostas da montanha em seu jumento quando ela encontra Davi que está indo em direção as terras de Nabal.

Ao alcançar a caravana de Davi, Abigail desce da montaria, e assume a insensatez do marido. 

Por não sei quanto tempo, aquela mulher tem vivido ao lado de um homem tolo; um péssimo marido, incapaz de valorizar suas virtudes e dotes.  Rude, insensível, arrogante e possessivo – nenhuma mulher merece viver com um homem assim, principalmente alguém como Abigail.

Mas Deus tem outros planos para o desfecho dessa história.  E sua sabedoria e desprendimento estão para ser honrados.

Eu não acredito em acaso, e quando estou observando que Nabal morre vitimado de um derrame e aquela mulher, agora viúva, é recebida por Davi como sua esposa eu entendo que o Senhor tem seus próprios meios de fazer as coisas acontecerem.

Davi é guerreiro – mas também poeta.  É aventureiro – mas também provedor.  Ela agora tem um homem de verdade ao seu lado.  E Abigail lhe dará filhos.

Sei que os costumes e modos de viver de nosso tempo são diferentes.  Por isso fui lá olhar Abigail em seu tempo e no seu contexto.  E aprendi que uma atitude sabia e corajosa pode mudar uma história e construir um novo futuro.

Que eu possa também aprender com ela.

 

Leia mais sobre as mulheres da Bíblia

Priscila, a artífice link

Hulda, a profetisalink

Lídia, a empreendedoralink

Abisague, a cuidadora link

Dorcas, a dedicadalink

Ana, a fiel link

Nenhum comentário:

Postar um comentário