terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

DESTINATÁRIOS DAS EPÍSTOLAS PAULINAS – cartas pastorais

  


Já publiquei recentemente uma lista com alguma descrição dos destinatários das epístolas do apóstolo Paulo às Igrejas (veja aqui link).

Para completar a relação dos escritos paulinos que encontramos no Novo Testamento, vou listar abaixo os destinatários das chamadas cartas pastorais do apóstolo.

 

A TIMÓTEO – Há duas cartas paulinas destinadas a Timóteo.  Seu nome em grego (Τιμόθεος) significa “o que honra a Deus”.  Na Bíblia, Timóteo é descrito como um jovem filho de mãe judia-cristã e pai grego que Paulo encontrou na cidade de Frígia e se tornou o seu mentor, levando-o em suas viagens missionárias.  Depois, segundo indícios, ocupou o cargo de líder – bispo – da comunidade cristã em Éfeso onde foi martirizado no final do primeiro século.

 

A TITO – O nome de Tito não é citado no livro de Atos dos Apóstolos, porém Paulo faz referências a ele nas suas cartas às Igrejas de Corinto e da Galácia.  As poucas informações que temos dele apontam para sua origem gentílica (talvez romano).  Paulo o encontrou quando de sua estada na Macedônia e sabemos que o apóstolo se recusou a obrigá-lo a circuncisão. 
Segundo a tradição ele foi bispo em Creta e morreu no início do segundo século.

 

A FILEMON – A pequena carta a Filemon é um bilhete de encaminhamento de Onésimo.  O nome de Filemon em grego (Φιλήμων) significa “o amante”.  Ele era um homem que chegou até Cristo através de Paulo e tornou-se influente na comunidade, era homem de posses e na sua casa reunia-se a Igreja de Colossos

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário