Já publiquei recentemente uma lista com alguma descrição dos destinatários das epístolas do apóstolo Paulo às Igrejas (veja aqui – link).
Para completar a relação dos escritos paulinos que encontramos no Novo Testamento, vou listar abaixo os destinatários das chamadas cartas pastorais do apóstolo.
A TIMÓTEO – Há duas cartas paulinas destinadas a Timóteo. Seu nome em grego (Τιμόθεος) significa “o que honra a Deus”. Na Bíblia, Timóteo é descrito como um jovem filho de mãe judia-cristã e pai grego que Paulo encontrou na cidade de Frígia e se tornou o seu mentor, levando-o em suas viagens missionárias. Depois, segundo indícios, ocupou o cargo de líder – bispo – da comunidade cristã em Éfeso onde foi martirizado no final do primeiro século.
A TITO – O nome de Tito não é citado no
livro de Atos dos Apóstolos, porém Paulo faz referências a ele nas suas cartas às
Igrejas de Corinto e da Galácia. As
poucas informações que temos dele apontam para sua origem gentílica (talvez
romano). Paulo o encontrou quando de sua
estada na Macedônia e sabemos que o apóstolo se recusou a obrigá-lo a
circuncisão.
Segundo a tradição ele foi bispo em Creta e morreu no início do segundo século.
A FILEMON – A pequena carta a Filemon é um bilhete de encaminhamento de Onésimo. O nome de Filemon em grego (Φιλήμων) significa “o amante”. Ele era um homem que chegou até Cristo através de Paulo e tornou-se influente na comunidade, era homem de posses e na sua casa reunia-se a Igreja de Colossos
Nenhum comentário:
Postar um comentário