sexta-feira, 9 de abril de 2021

Série Mulheres da Bíblia – ANA, A FIEL

  


Uma mulher em especial me chama a atenção nas narrativas iniciais do Evangelho.  Ana, a quem eu atribuo o título de a fiel.

Lucas, em sua narrativa, ocupou apenas três versículos para citá-la.  Não parece muita coisa.  Mas se você quiser vir comigo para a porta do Templo em Jerusalém naquele dia, penso que poderemos conhecer essa mulher extraordinária.

Vamos lá.

Junto com o povo que se dirige ao Santuário e ao pátio que circunda está o casal José e Maria trazendo o seu filho para uma primeira visita àquele lugar de adoração.  Eles vão oferecer ao Senhor a oferta devida pelo nascimento do seu primogênito Jesus.

Entre outros tantos, está também Ana.  Algumas características me chamam logo a atenção: ela já é bastante idosa e é bem conhecida por aqui por sua vida de devoção e por sempre ter a palavra de Deus em sua boca.

Todos que a conhecem dizem que o próprio Deus fala pela boca daquela mulher.  Então é aconselhável sempre ouvir o que ela tem a dizer.  Assim ela tem se tornado uma referência a ser consultada por peregrinos e fieis ao se dirigirem à Casa de Oração em busca de ouvir conselhos e consolo.

Mas, buscando saber mais sobre a vida daquela senhora, identifico que ela deve ter se casado muito jovem ainda – as mulheres de Israel por aqui são entregues muito cedo!

Ana, porém, não viveu muito a vida de casada.  Após apenas sete anos de casada, seu marido veio a falecer e ela foi levada a uma viuvez precoce.

Acontece que tal condição não fez dela uma mulher triste, rabugenta, amarga.  Ela não vive resmungando ou maldizendo.  Pelo contrário, sempre é possível ouvir dela palavras de adoração a Deus.

Aqui, agora olhando aquela velha senhora, eu imagino ela passando pelos desejos da juventude, pelos calores da menopausa, pelas fadigas da velhice, mas sempre se mantendo fiel a Deus em tudo.

Por mais de oito décadas aquela mulher viu a vida passar, os anos se sucederem, pessoas irem e vivem.  E ela ali, fiel a um Deus que ela passou a conhecer a cada momento com mais intimidade.

Não duvidaria se ela dissesse que algumas vezes sua mente duvidou e seu corpo cansou.  Só que ela se manteve fiel dia e noite.  Adoração, jejum e presença constante diante do Altíssimo se tornaram o seu jeito próprio de levar a vida.

E o Pai Eterno olhou para ela.  Eu sei que é sempre assim. 

Ela agora tem o menino Jesus em seus braços.  Então consigo notar entre as rugas que testemunham a fidelidade de anos, bem ali num canto qualquer de sua face, uma alegria que ninguém sabe explicar, nem disfarçar – é contagiante.  Valeu o sacrifício de ser fiel todos esses anos: chegou a redenção de Jerusalém!

Então posso voltar a minha vida e expectativa de história com o padrão que essa fiel mulher deixa para mim.  Os anos de fidelidade podem trazer para meus braços o acalanto de Jesus de Nazaré.  Isso sim, vale a pena!

Que eu possa também aprender com ela.

 

Leia mais sobre as mulheres da Bíblia

Priscila, a artífice link

Abigail, a sábia – link

Hulda, a profetisalink

Lídia, a empreendedoralink

Abisague, a cuidadora link

Dorcas, a dedicadalink

Nenhum comentário:

Postar um comentário