sexta-feira, 30 de abril de 2021

VENHAM COMIGO

 


Acredito que uma das passagens do Evangelho que transpira mais ternura pode ser lida em Mt 11:28-30.

Mesmo numa leitura simplista, o convite é tocante e atrativo.  Sim, ele demonstra uma força de atração como se efetivamente nos estivesse chamando para um aconchego, um abraço, um colo e um cafuné.

Mais eu sei que ao nos ater às palavras evangélicas, muita riqueza ainda pode ser extraída delas.

Assim, eu o convido a se aprofundar comigo.

 

Aprocheguem-se – A passagem começa com um convite.  Não há aqui um verbo no imperativo. Mas um chamamento ao convívio.

Não é um conjunto de regras a serem observadas.  É um aceno para um relacionamento livre.  O Mestre nos atrai com ternura.   E a sua oferta de amor e carinho não deve ser imposta, mas aceita a partir de uma disposição de responder favoravelmente ao convite.

— Venham! Aprocheguem-se! Cheguem aqui! Vamos caminhar juntos!

 

Todos – O convite é para todos.   Em especial os que se sentem exauridos na caminhada da vida.

Aqui eu percebo a admirável atualidade das palavras de Cristo.  Ele está convidando aos estressados, aperreados, ansiosos – conhece algo mais século XXI?

— Venha aqui você que está pesado com sua síndrome de Burnout! É para você esse convite!

 

Carga – Isso mesmo, Jesus está falando de uma carga, um fardo, um peso, uma canga como aquelas que se coloca sobre as parelhas de bois.

E é coisa que ele conhece bem.  Viveu como homem de dores.  Sabia o que é o padecimento da vida.   Cansado e entortado pelo peso da existência humana.

Então, isso que sobrecarrega meus passos, ele propõe levar sobre si para que eu seja inundado com seu coração humilde e gentil enquanto transcorro esse percurso.

— Antes que se quebrem ante o peso na lide, considerem meu convite!

 

Macia e leve – Certamente é esse o paradoxo e o absurdo do convite: um peso leve e um abuso agradável.

Mas é isso mesmo!  Pode até não fazer sentido, mas é aqui que encontro o desatino da graça que Cristo nos oferece.  Diante do caos e da angústia da caminhada, a graça simplesmente aponta para um convite surpreendente e gentil.

— Troquem seu desespero pela minha incerta esperança! Deixem comigo seu esgotamento e se encham de mim!

 

Sossego – Outra palavra maviosa: sossego – quietude – ordem – repouso.

Em meio ao aperreio desesperado, o sossego daquele que oferece uma paz distinta.  Em plena agitação vazia, a quietude plena.  No meio do caos louco, a ordem.  Para o cansado, o repouso gratificante.

Que melhor pode haver que esse convite:

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário