terça-feira, 20 de abril de 2021

VIDA EM COMUNHÃO – A EXPERIÊNCIA DE FINKENWALDE

 

Se fôssemos listar os heróis da fé do século XX, como fez o autor aos Hebreus, certamente o nome do alemão Dietrich Bonhoeffer deveria constar ali.  Sua contribuição e testemunho para a fé cristã foi inestimável.

Dietrich Bonhoeffer nasceu em 04/02/1906 em Breslau na Alemanha junto com sua irmã gêmea Sabine, oitavo filho de Karl Ludwig, um médico psiquiatra e neurologista de renome e de Paula von Hase, filha de um pastor-capelão do imperador da Prússia.

(Leia um pouco mais sobre a biografia de Bonhoeffer no seguinte link).

Foi, porém, na experiência de Finkenwalde, com o seu Seminário clandestino para formação de pastores da Igreja Confessante Alemã que Bonhoeffer deixou transparecer toda a sua concepção de liturgia engajada na vida comunitária da igreja e da sociedade. 

Após a divisão da Igreja Alemã, os líderes da Igreja Confessante – ramo contrário à política nacional-socialista dos cristãos alemãs – sentiram a necessidade de criar um Seminário onde os jovens vocacionados pudessem se preparar para as tarefas pastorais naqueles tempos de incerteza nazista. 

O Seminário foi criado em 26 de abril de 1935 ficando sob a responsabilidade de Dietrich Bonhoeffer a sua condução.  A primeira observação sobre o seminário foi que ele representou a vitória sobre a tentação da Igreja Alemã de sucumbir às propostas do Reich e do Führer de fazer da Igreja o braço da política alemã. 

Discorrendo sobre a tentação em si, é o próprio Bonhoeffer quem observa:

Também nós vamos com ele [Jesus], cada um individualmente e juntos com a Igreja ao pé da Cruz, isto quer dizer, sob o véu.  Mas também aqui não podemos fazer outra coisa senão reconhecer que nosso reino não é deste mundo.  Amém.

Em outras palavras, o Seminário de Finkenwalde representou a oposição de parte considerável da Igreja na Alemanha “primeiramente a toda falsa segurança e, em seguida, a toda falsa timidez diante da tentação” – nas palavras de Bonhoeffer. 

Assim Dietrich Bonhoeffer se envolveu no projeto do Seminário – primeiro considerado apenas como extraoficial e depois realmente como ilegal – por acreditar que nele haveria de se manifestar coerentemente a liturgia da comunhão que havia pregado para os jovens alemães em suas prédicas e aulas. 

E desta experiência surgiu em 1939 o que texto que o próprio Bonhoeffer tratou no prefácio como “trabalho em conjunto”: o pequeno livro Vida em Comunhão onde haveria de refletir sobre as experiências nos dias de Finkenwalde, a vida cristã em comum ali vivida e também “oferecer uma ajuda para esclarecer a teoria e de como pô-la em prática”. 

 

Leia uma resenha do livro "Vida em Comunhão" -

Resenha - parte 1 - link

 

2 comentários:

  1. A ilegalidade temporal praticada em prol da legalidade eterna do Reino de Deus é exemplo de ética em tempos sombrios. Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São exemplos como o de Bonhoeffer em fazer com que o "último" sempre seja prioridade sobre o "penúltimo" quando se trata do compromisso cristão que nos fazer saber que estamos no caminho do Reino de Deus.
      Abr.

      Excluir