sexta-feira, 26 de março de 2021

Série Mulheres da Bíblia – DORCAS, A DEDICADA

  


Uma das marcas da igreja primitiva foi seu notável cuidado com os mais necessitados.  A comunidade cristã estava se desenvolvendo entre camadas mais humildes da sociedade e muitos ali além de compartilharem a fé, também compartilhavam cuidados e provisões.

Um dessas cristãs era Dorcas – que é citada no Livro de Atos dos Apóstolos.  Ali, porém, em apenas poucos versículos, muita coisa não é dita.

Só que a citação dela e a reação que provocou na igreja, certamente me chamam a atenção.  Então eu vou tentar ir ao início do cristianismo para procurar conhecê-la melhor.

Aceita vir comigo?

Agora estou em Jope, a cidade portuária onde mora Dorcas.  Aqui uma crescente comunidade cristã floresce e é assistida em suas necessidades básica.

Contudo, um infortúnio atingiu essa comunidade: a prestativa e dedicada Dorcas, que com sua costura se empenhava em suprir os carentes com roupas, depois de um mal súbito, veio a falecer.

O seu corpo então recebeu os preparativos para os ofícios fúnebres.  Mas com a notícia de que o apóstolo Pedro estava em Lida, cidade vizinha (pouco mais de 20 quilômetros), todos estão animados com a possibilidade de que sua vinda possa remediar a situação.

A perda de uma mulher como Dorcas para aquela comunidade é uma falta irreparável!

Com a chegada de Pedro, as viúvas que até então estavam sendo assistidas pela dedicada Dorcas, o cercam e mostram o resultado do trabalho esmerado dela e, chorando, tentam demonstrar o vazio que sua falta fará.

Mais que qualquer discurso ou eloquência, mais que posturas doutrinárias ou eficiência evangelística; o que faz Dorcas se destacar nessa igreja é seu zelo cuidadoso por aqueles que mais precisam.  Assim ela evidencia a sua fé.

Pedro então tira todos do quarto.  Depois eu fico sabendo que com uma oração e uma ordem Dorcas é trazida de volta a vida.  E esse fato já está se espalhando na cidade e muitos já estão se achegando a Cristo por esse testemunho.

Saber que a igreja começou e se fortaleceu desde o primeiro século através da dedicação de mulheres como Dorcas, é o que me faz continuar certo que o amor é o que nos caracteriza.

Que eu possa também aprender com ela.

 

Leia mais sobre as mulheres da Bíblia

Priscila, a artífice link

Abigail, a sábia – link

Hulda, a profetisalink

Lídia, a empreendedoralink

Abisague, a cuidadora link

Ana, a fiel link

Nenhum comentário:

Postar um comentário