Uma das marcas da igreja primitiva foi seu notável cuidado com os mais necessitados. A comunidade cristã estava se desenvolvendo entre camadas mais humildes da sociedade e muitos ali além de compartilharem a fé, também compartilhavam cuidados e provisões.
Um dessas cristãs era Dorcas – que é citada no Livro de Atos dos Apóstolos. Ali, porém, em apenas poucos versículos, muita coisa não é dita.
Só que a citação dela e a reação que provocou na igreja, certamente me chamam a atenção. Então eu vou tentar ir ao início do cristianismo para procurar conhecê-la melhor.
Aceita vir comigo?
Agora estou em Jope, a cidade portuária onde mora Dorcas. Aqui uma crescente comunidade cristã floresce e é assistida em suas necessidades básica.
Contudo, um infortúnio atingiu essa comunidade: a prestativa e dedicada Dorcas, que com sua costura se empenhava em suprir os carentes com roupas, depois de um mal súbito, veio a falecer.
O seu corpo então recebeu os preparativos para os ofícios fúnebres. Mas com a notícia de que o apóstolo Pedro estava em Lida, cidade vizinha (pouco mais de 20 quilômetros), todos estão animados com a possibilidade de que sua vinda possa remediar a situação.
A perda de uma mulher como Dorcas para aquela comunidade é uma falta irreparável!
Com a chegada de Pedro, as viúvas que até então estavam sendo assistidas pela dedicada Dorcas, o cercam e mostram o resultado do trabalho esmerado dela e, chorando, tentam demonstrar o vazio que sua falta fará.
Mais que qualquer discurso ou eloquência, mais que posturas doutrinárias ou eficiência evangelística; o que faz Dorcas se destacar nessa igreja é seu zelo cuidadoso por aqueles que mais precisam. Assim ela evidencia a sua fé.
Pedro então tira todos do quarto. Depois eu fico sabendo que com uma oração e uma ordem Dorcas é trazida de volta a vida. E esse fato já está se espalhando na cidade e muitos já estão se achegando a Cristo por esse testemunho.
Saber que a igreja começou e se fortaleceu desde o primeiro século através da dedicação de mulheres como Dorcas, é o que me faz continuar certo que o amor é o que nos caracteriza.
Que eu possa também aprender com ela.
Leia mais sobre as mulheres da Bíblia –
Nenhum comentário:
Postar um comentário