terça-feira, 30 de março de 2021

DA PÁSCOA DOS FILHOS DE ISRAEL

 


A celebração da Festa da Páscoa entre os filhos de Israel é o ponto alto de seu calendário litúrgico e também o mais significativo evento de demonstração da fé nacional e pessoal.  É uma cerimônia familiar revestida de uma mistura de lembranças, esperanças, celebração, nostalgias, sensações, ditos, profecias, liturgias sagradas e simbolismos ocultos e revelados.  Normalmente se celebra entre canções, orações, comida, poesia, companhia, fraternidade, aconchego, leituras e recitações de textos e frases sagradas.

Alguns elementos contidos na Páscoa dos filhos de Israel não foram introduzidos nas celebrações cristãs, mas mesmo assim podem trazer lições que fortalecem nossa fé, culto e esperança ainda hoje.

O texto de Êx 12 que narra como o próprio Senhor instituiu a Páscoa naquele momento de saída – passagem – do Egito nos apresenta pelo menos dois destes elementos: quanto ao conteúdo e quanto à forma.

Quanto ao conteúdo: a festa deveria ser comida acompanhada de ervas amargas (Êx 12:8).  Em meio à comida e bebida – símbolos de alegria – as ervas ali presente deveriam manter viva a lembrança dos anos amargos vividos no Egito e que se findaram no êxodo.

Hoje, como um fel em nossa boca, devemos ainda lembrar o tempo em que fomos escravos pelo pecado e como isso nos foi amargo, para que a alegria da libertação oferecida por Cristo Jesus possa sempre ser evidenciada em nossas celebrações e para que nunca mais sequer uma nuvem de saudade pese sobre nossa nova vida cristã.

Já quanto à forma da celebração, a instrução era para que comesse prontos para sair (Êx 12:11): o cajado na mão, o cinto no lombo e comendo com pressa.  Esta forma de comer deveria sempre lembrar aos filhos de Israel que já havia chegado o momento de Deus interferir e agir na história deles e que o povo deveria estar preparado para ir com o Senhor para a terra prometida.

O sentido de pressa também tem que estar presente no modo de viver e celebrar nossa vida e fé.  Agora é o tempo de Deus intervir e agir em nossa história e devemos estar em prontidão e em condição de participar desta ação miraculosa do Senhor.  Ele tem demonstrado que está intervindo em favor do seu povo e devemos celebrá-lo prontos para a jornada.

Que o Senhor nos faça celebrar como os antigos filhos de Israel.

(Publicado originalmente no sitio ibsolnascente.blogspot.com em 14/08/2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário