terça-feira, 9 de março de 2021

CALMA, MARTA – Baseado em Lc 10:38-42


Marta, irmã de Lázaro e de Maria, teve um episódio do seu cotidiano registrado na Bíblia.  Aquele em que Jesus vai até sua casa, leva consigo seus discípulos, e culmina na repreensão: Marta, Marta, estás inquieta e agitada por muitas coisas, mas apenas uma é necessária e Maria escolheu a boa parte.

Pronto.  Logo começa o burburinho na nossa mente: Jesus disse que Maria estava certa e Marta estava errada?  Mas quem iria dar conta dos afazeres se Marta se sentasse aos pés de Jesus? Ou ... realmente Marta deveria ter dado um tempo nas tarefas ... para que tanto chamego? Depois tudo se resolve ... No final dá tudo certo!

Mas, calma.  Precisamos nos demorar mais aqui.  Sim.  Jesus respondeu à intervenção de Marta com essa fala.  Porém, para interpretar o Mestre aqui é necessário unir esse episódio a outros para ver que ele é.  Então perceber o que ele pretendia com aquele movimento.

Jesus é a revelação encarnada do amor de Deus.  Ele era amigo de Marta, Lázaro e Maria.  Ele amava Marta.  Não mais do que amou a Maria, e não menos.  Não podemos duvidar disso.

Então, a posição que ele tomou nesse dia se desenha como cuidado para com Marta.  Não como rejeição.  Jesus compreende Marta, o seu jeito, a sua forma de ver o mundo.  Ela busca organizar, limpar, servir com excelência.  Ela busca dar o melhor.

Essa busca estaria incorreta?  Não creio.  Pois essa busca tem sua importância.  Ela impulsiona!  Veja:

• Marta enxerga lá na frente do que vamos precisar e providencia.

• Marta aciona os demais ao seu redor: “vamos pessoal, precisamos estar com tudo pronto na hora do almoço...”

• Se faltar algo, ela pensa na logística, ela vai e vem ... Marta é muito esforçada.

• Marta proporciona descanso aos outros.  Sim!  Todos podem descansar se estão na casa de Marta.  Porque certamente ela terá providenciado TUDO.  Todo mundo ama ter uma Marta por perto.

Então, o que pegou?  O que pega Marta é não perceber que você também é livre para não fazer, para não correr, para não providenciar TUDO o tempo todo.  Tanto quanto Maria, Lázaro, os discípulos, você também pode chegar para perto e se sentar aos pés de Jesus. 

Está tudo bem.  Não precisa buscar ser Maria.  Você é Marta! E muito amada por sinal! Jesus ama ter uma Marta com quem ele pode contar!  Só não perca o riso.  Só não deixe que as tarefas diárias e essa correria pelas providências necessárias roubem você dos momentos com o Mestre.

Afinal, depois ele ajeita tudo junto com você.

Assinado: Jesus, seu amigo.

Por Ester LL Andrade

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário