sexta-feira, 5 de março de 2021

Série Mulheres da Bíblia – HULDA, A PROFETIZA


  

Depois de uma sucessão de reis maus que abandonaram os caminhos do Senhor, uma conspiração levou Josias a assumir o trono em Jerusalém com apenas oito anos de idade.

Em seu projeto de reforma, o rei Josias priorizou a restauração do templo central em Jerusalém.  Durante esses trabalhos, o velho Livro da Lei foi encontrado e lido na presença do rei.  Isso lhe causou alarme, pois as palavras ali contidas eram duras para quem não segue seus ditames.

O que fazer?  Como remediar a situação antes que uma desgraça pior chegasse?

Vou me dar a ousadia de entrar no palácio real e observar qual atitude o rei tomará.

Nesse tempo, estão vivendo em Jerusalém profetas de renome como Jeremias e Sofonias.  Homens que certamente já vinham alertando para os perigos da apostasia e idolatria.

Mas o rei decide ouvir o encaminhamento do sacerdote Hilquias e de sua equipe.  E ele entendem que a melhor pessoa a ser consultada é Hulda, a profetisa.

Mas quem é essa mulher? Por que se lembraram dela agora?

Sinceramente não sei (e nem o texto bíblico me dá muitos detalhes).  Mas como estou aqui no palácio em Jerusalém, vou tentar descobrir.

As únicas informações seguras são que ela é moradora do Bairro Novo – um assentamento residencial que o rei mandou construir ao lado da velha cidade de Jerusalém e abrigar sua burocracia.  Também sei que ela é casada com um funcionário cortesão do palácio (uma informação soma-se à outra).

Quanto a idade? Também não sei ao certo, mas tenho lá minhas impressões de ser alguém bem nova (impressão apenas, sem maiores justificativas, já que não cheguei nem a vê-la de perto).

O que me chama a atenção, agora percebendo essa mulher, contudo, não é nada disso.  Sua origem e condição pouco importam.  Minha atenção se volta para a sinalização de referência que aquela mulher apresenta:  se querem entender do que está escrito ali, Hulda é a pessoa a ser consultada – o sacerdote sabe disso.

E ela não titubeia.  Já começa com uma frase forte: “O Senhor, o Deus de Israel, falou!”.

Não há dúvidas nas palavras da profetisa, ela conhece a Palavra e, mais, conhece o Deus da Palavra.  Isso o sacerdote reconhece, e é o que o leva a procurá-la e ouvir o que ele tem a dizer.

E certamente o que ela diz está alinhado com o Livro da Lei: embora o castigo seja certo, mas a confissão e o arrependimento trouxeram misericórdia ao rei e ao povo.

Uma mulher que conhece a Deus sabe o quão santo ele é.  Mas principalmente tem intimidade com o Senhor o suficiente para ministrar graça e perdão ao povo que se volta humilde e obediente as palavras proféticas.

Então, voltando-me para meu cotidiano, eu preciso tomar como referência essa mulher que merece credibilidade em suas palavras pois se coloca com mensageira confiável do Deus.

Que eu possa também aprender com ela.

 

Leia mais sobre as mulheres da Bíblia

Priscila - a artífice link

Abigail, a sábia – link

Lídia, a empreendedoralink

Abisague, a cuidadora link

Dorcas, a dedicadalink

Ana, a fiel

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário