sexta-feira, 11 de maio de 2012

MARIA – a mãe do Senhor


Em várias ocasiões eu já afirmei com certeza que Maria, a mãe de Nosso Senhor Jesus, é uma das pessoas mais esquecidas na história do Novo Testamento por nós, cristãos evangélicos.  As razões podem até ser conhecidas, mas sem dúvidas não são justificáveis.  Mas não quero aqui esticar esta polêmica...
Como neste domingo estamos celebrando o Dia das Mães, tomar a virgem Maria com o exemplo não deixa de ser uma homenagem a todas as mães.  Assim, gostaria de refletir um pouco sobre esta figura fantástica!  Lendo o texto da anunciação (nos evangelhos em Lc 1:26-38), devo apontar pelo menos três destaques: uma constatação, uma promessa e uma disposição.  Vamos a eles.
1. A constatação.  Após a saudação inicial e diante da apreensão de Maria, o anjo constata: “...achaste graça diante de Deus” (no verso 30).  Não tenho como negar que esta mulher foi reconhecida pela sua santidade.  Maria viveu seu compromisso e relacionamento com Deus de maneira tão intensa que o próprio Senhor achou graça nela.  Ela foi escolhida para ser a mãe do Salvador – esta honra lhe coube porque, sem dúvida, ela reunia em sua vida características aceitáveis a Deus.
2. A promessa.  No verso 35 há uma promessa: “descerá sobre ti o Espírito Santo”.  Aquela que acha graça diante de Deus pode experimentar a gloriosa promessa de ser cheia do Espírito Santo.  Aquilo que os discípulos só vivenciariam em Pentecoste, Maria teve o privilégio de desfrutar na concepção: o Santo Espírito de Deus possuiu aquela mulher por completo.
3. A disposição.  A anunciação só poderia terminar com uma disposição.  Lucas registra no verso 38: “Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra”.  Uma mulher que achou graça diante de Deus e foi cheia do Espírito Santo é uma mulher que se dispõe a ser instrumento de Deus para a execução dos seus planos.  Maria é uma mulher notável exatamente por que, diante da experiência sagrada, se colocou a disposição de Deus.
Neste Dia das Mães, que o exemplo de Maria seja para todos nós um estímulo a vivermos uma vida cheia de graça e do Espírito, colocando-nos sempre a disposição Deus para se cumprir em nós a sua Palavra.

4 comentários:

  1. Parabéns pelo texto. De fato, acabamos por falar pouco de Maria. Creio que devido a Mariolatria da igreja católica, que nada tem a vê com a verdadeira Maria. Uma coisa é reconhecermos que ela é uma bem-aventurada, outra, bem diferente, é colocá-la como intercessora entre Deus e os homens, papel que Deus designou unicamente ao Seu Filho, Jesus Cristo.
    Na verdade quem segue a doutrina de adoração a santos está praticando espiritismo, o qual Deus abomina em Sua palavra, visto que são pessoas mortas.
    Parabéns pelo blog, como um todo.
    Graça e paz!
    Marcia Crus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Marcia. Obrigado pelo comentário.
      É verdade que eu não preciso adorar ninguém para admirá-la e respeitá-la. O exemplo daquela santa mulher ainda nos desafia.
      Um abraço.

      Excluir
  2. Também viste meu Blog. É de jornalismo cristão, mas tem também alguns estudos e mensagens.

    Viver A Luz da Palavra
    viveraluzdapalavra.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dei uma olhada no blog. Bem interessante. Vou procurar acompanhá-lo.
      Um abraço.

      Excluir