terça-feira, 15 de maio de 2012

Disciplina cristã I


Começando hoje, e nas próximas terças, pretendo publicar uma série de pequenos estudos bíblicos sobre Disciplina Cristã.  Disciplina é o jeito próprio de viver, mas que começa no interior do ser humano.  Não tem a ver com repreensão ou estudo – embora a palavra se preste a isso – mas é o conjunto de atitudes que começam na disposição do coração e moldam nosso padrão de comportamento.
Assim, quero lhe convidar a acompanhar a série de estudos aqui em nossa página.  Leia, comente, contribua.  Todos vamos crescer juntos. 

Arrependimento


Todas as disciplinas cristãs são essencialmente um jeito próprio de viver, mas é preciso ficar claro também desde o início que elas começam no interior do ser humano (inicie lendo Mt 15:18).  Ora, sendo o arrependimento a primeira das disciplinas cristãs, então, naturalmente ela é o ponto de partida para que o cristão possa viver de maneira adequada toda a sua vida de modo disciplinado e consciente diante de Deus e dos homens (veja Lc 2:52).
Para nos aprofundarmos na disciplina do arrependimento é preciso que primeiro se diga algo sobre o pecado.  A Bíblia nos diz que fomos criados a imagem de Deus (considere Gn 1:27), mas pelo pecado do primeiro casal, toda a espécie humana foi contaminada pelo pecado (também Rm 3:23 e 5:12).  O pecado é a separação que o ser humano experimenta da vontade e do projeto de Deus para sua existência.  O pecado rompe o relacionamento do criador com as suas criaturas e gera um abismo que pode ser compreendido como uma falta ou dívida do ser humano para com Deus.  Também o pecado é um desvio da rota traçada, um erro do alvo estabelecido para homens e mulheres.
Tudo isto que afirmamos sobre o pecado produz consequências, principalmente no interior do ser humano, mas também traz sequelas para sua vida exterior.  Neste ponto é que a disciplina do arrependimento começa a ser entendida mais profundamente.
Ora, o verdadeiro arrependimento, experimentado como uma disciplina cristã, tem que começar no interior do ser humano.  O arrependimento tem início quando se há na alma a certeza muito clara de que algo está errado – não deveria ter acontecido desta maneira, nem tomado estas implicações.  E esta certeza interior, que já é a manifestação da presença do Espírito Santo no coração do crente, gera uma sensação de abandono e rejeição.  O arrependimento começa com a alma que se sente perdida e desamparada por causa do distanciamento do Criador, distância esta que foi provocada pelos seus próprios atos e decisões.
Mas a disciplina do arrependimento não para por aqui: se for apenas um sentimento de que algo está errado é apenas remorso que leva à morte e não arrependimento verdadeiro.  É preciso que este sentimento venha e motive a tomar uma decisão séria e definitiva que produza resultados concretos.  A decisão é séria porque envolve o destino da sua própria vida; é definitiva porque vai exigir uma nova postura em relação aos erros cometidos; e produz resultados concretos porque leva a uma tomada de resoluções que envolvem toda a vida, tanto interiormente quanto nas atitudes externas.  Ou seja, para que não seja sentimento vazio, é preciso que mude completamente a forma, o jeito, de viver e agir em relação àquele pecado cometido e do qual o fiel se arrepende.

Nenhum comentário:

Postar um comentário