sexta-feira, 18 de maio de 2012

PAIS E FILHOS


Família é um negócio interessante!  Pela fé creio que ela foi idealizada por Deus.  Mas também sei que é resultado da construção cultural e social.  E assim ela segue...
Quando penso na visão tradicional que se tem da família, ela é composta de pai, mãe e filhos.  Tudo muito bonito! E se lembrar do projeto do Criador, o objetivo seria exatamente este: a família existe para gerar, criar e educar filhos a fim de torná-los aptos e capazes de viverem no mundo e diante de Deus. 
Na prática do dia-a-dia, contudo nem sempre esta relação é pacífica e harmônica quanto seria o desenho original traçado.  Mas quais as soluções para este impasse?  Tendo em vista a Bíblia, deixe-me apontar algumas poucas sugestões.
Quanto aos pais, o seu papel é educar e instruir os filhos.  Exemplo, amor, respeito, autoridade, companheirismo, estão neste pacote.  Mas eis que Paulo faz uma ressalva: pais, não irritem seus filhos para que eles não desanimem (leia em Cl 3:21).  Ou seja, no processo formador, os pais não devem atribuir cargas tão pesadas a seus filhos que os desanime e os afastem dos caminhos do Senhor.
Quanto aos filhos, a ordem bíblica é direta: honrem seus pais (lá em Êx 20:12).  E quando cito este mandamento, sempre lembro que a ele está associado uma promessa – se prolonguem os dias – e não está errado, é bíblico.  É preciso destacar, porém, que este é o quarto mandamento do Decálogo, e isso implica numa ordem direta de Deus que não cabe questionamento ou discussão: devo honrar meus pais porque é um mandamento expresso de Deus.  Deus quer que eu reconheça que meus pais são dignos de honra.
Volto ao texto de Paulo aos Colossenses.  No verso 20 está dito aos filhos que obedeçam aos seus pais em tudo, e completa: porque é agradável diante de Deus.  O apóstolo não deixa dúvida que é dever do filho cristão obedecer em tudo aos seus pais, porque Deus se agrada disto.   
E tem mais: os pais nos foram dados pelo Criador para servirem de modelo do Pai Celeste (agora peguei pesado!?).   Já pensou quanta implicação pode está contida nesta simples afirmação?  Mas isto vai ficar para outra reflexão...
Por agora: pais e filhos têm obrigações diante de Deus e faz-se necessários que as cumpra para que nossa fé seja aprovada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário