sexta-feira, 25 de maio de 2012

COMO CRISTO AMOU A IGREJA


Lendo a instrução bíblica sobre como deve ser o relacionamento entre marido e mulher cristãos na carta aos efésios eu encontro o seguinte paradigma: ...como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela... (confira em Ef 5:25).
Colocado neste contexto, parece claro que a intenção do autor sagrado foi demonstrar que este é o padrão da vida em família.  Eu sei que esta passagem é muito mais profunda, mas deixe-me pontuar alguns tópicos que me ocorrem desta leitura:
Todo o texto que trata de marido e mulher é emoldurado pelas palavras do verso 21 que diz: sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo.  Isto implica que todo relacionamento familiar cristão precisa ser baseado no temor que devemos ter por Cristo.  E somente nesta vivência estabelecer padrões de comportamento. 
Agora posso entender que a mulher se torna submissa ao marido no temor de Cristo e o marido ama a esposa também no temor de Cristo!  Só assim isto será possível e cumprirá os propósitos divinos para o casamento.
Mas o exemplo é por demais significativo para eu passar de largo por ele.  Cristo amou a igreja como um noivo se apaixona pela sua noiva; e desta paixão nasceu a santificação que o próprio noivo cuidou para sua amada: para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito (verso 27).
A igreja é a noiva de Cristo e é natural que esta ame e deseje a intimidade com o seu noivo.  Uma igreja santa e sem mácula é aquela cujo desejo será para teu marido (palavras de Gn 3:16).  Cristo amou a igreja dando-se por ela e resgatando-a do inferno.  A igreja deve viver submissa a Cristo colocando-se à sua disposição como dádiva de amor eterno.
Como noiva de Cristo busquemos a sua intimidade e vivamos inteiramente para o amado.

2 comentários:

  1. Só passando para fazer uma visitinha e conhecer o trabalho... Parabéns e que Deus abençoe!! Já estamos seguindo...

    Antonio
    www.damocidade.blogspot.com
    www.horabendita.blogspot.com
    Se puder faça-nos uma visita e se quiser dar o prazer de nos seguir será uma alegria!
    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Antonio, obrigado pela visita, será sempre bem vindo.

      Excluir