terça-feira, 5 de maio de 2020

PARA UMA BOA TEOLOGIA


Em todos os momentos, precisamos de uma boa teologia, que nos facilite a respiração e nos torne pessoas melhores.
Para desenvolvermos uma boa teologia, precisamos ler a Bíblia.  Nela está o que Deus pensa.  E o que Deus pensa é o que devemos pensar.  Precisamos meditar no que a Bíblia diz e nela adentrar, para que more em nossas ações e reações, flexões e reflexões.
Nossa teologia se fortalecerá com a companhia de bons livros, cuja informação e argumentação conferiremos com a Bíblia, na qual continuamos sistematicamente pesquisando.  Um bom livro não nos afasta da Palavra de Deus, mas nos faz voltar sempre a ela.
Lúcida será a nossa teologia se for adquirida e pensada junto com a oração, através da qual encontraremos serenidade para continuar exercitando bem a nossa liberdade.
Uma boa teologia se faz com o tempo, sem a pressa preocupada em cravar logo um ponto final.
A teologia não pode ter como fonte as miríades de mensagens curtas compartilhadas, com aparência de beleza e plena de superficialidade.
Uma boa teologia assiste a bons filmes, ouve lindas canções e se alegra com agradáveis encontros presenciais ou virtuais, mas coloca esses ensinos em nota de rodapé das páginas curtidas com o suor do esforço e com o sangue do sofrimento, sempre em busca da perseverante profundidade.
Ouvi esse texto do Pr. Israel Belo de Azevedo num podcast em 22/11/2018
e o encontrei novamente agora no livro
"Bom Dia Amigo - 2020"

2 comentários:

  1. Parabens Jabes abraços.Seu amigo Mauro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado querido. O texto é do Pr. Israel Belo, mas em nome nome de amizade antiga, o abraço é muito bem vindo.
      Abr.

      Excluir