terça-feira, 12 de maio de 2020

A ROUPA NO NOVO HOMEM


Lá pela altura do capítulo três de sua Cartas à Igreja de Colossos, o apóstolo Paulo usa de uma metáfora para descrever a nova vida do cristão:

... vocês que se despiram do jeito de ser da velha humanidade, agora se revistam da nova que está sendo refeita do jeito do Criador (Cl 3:9-10).

A figura é interessante.  Para se parecer com seu Criador, o novo homem tem que tirar uma velha roupa - uma velha maneira de ser, de viver e comportar - e vestir uma roupa nova - um jeito novo de viver e ser.
Mas como seria essa nova roupa?
Veja como o próprio Paulo a descreve no verso 12:

+ Profunda compaixão (σπλάγχνα οἰκτιρμοῦ) - eu traduziria como "uma compaixão visceral" ou uma atitude que provém das entranhas.  Lucas usa a mesma expressão para se referir ao padrão divino de misericórdia (em Lc 6:36).
+ Bondade (χρηστότητα) - uma boa opção de tradução seria "misericórdia", no sentido de se mostrar prestativo e útil a alguém.  Escrevendo a Tito, o apóstolo  fala dos atos de justiça e misericórdia praticados por Deus a despeito de nossa insensatez (Tt 3:3-6).
+ Humildade (ταπεινοφροσύνην) - a raiz da palavra descreve alguém que se sujeita a fazer qualquer tipo de serviço subalterno - ou inferior -, daí "submissão".  Um bom entendimento deste termo está na expressão: cada um considere o outro superior a si mesmo (escrita por Paulo em Fl 2:3) e que toma como modelo a humilhação de Cristo (no Hino Cristológico descrito logo a seguir a partir do verso cinco).
+ Mansidão (πραΰτητα) - eu diria "gentileza" ou "cortesia" se referindo à qualidade daquele que sabe tratar com polidez e educação a todos, e faz isso de maneira natural e simples.  Essa palavra está na lista do fruto do Espírito em (Gl 5:22-23).
+ Paciência (μακροθυμίαν) - ou, "calmo", no sentido de, literalmente, esticar ou distender suas inclinações e paixões de raiva até além do limite.  Paulo descreve com essa palavra a atitude de Deus em suportar os vasos de sua ira (em Rm 9:22).

Segundo o texto bíblico, esse deve ser o figurino que deve trajar o verdadeiro cristão.  Que nos vista assim o Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário