O texto aos Hebreus em nosso Novo Testamento
é um texto fascinante. Ele consegue
mesclar de maneira magistral a rica herança teológica e espiritual judaica com
um vocabulário e modo de argumentação helênicos também exuberante.
A quantidade de palavras que o autor usa e
que não são encontradas em outra parte do NT é impressionante. O livro começa, em grego, com dois advérbios
que só aparecem aqui. Na minha tradução
seria:
Veja todo o verso primeiro:
De maneira salpicada e repetida
Antigamente Deus tinha falado aos ancestrais
pelos profetas.
O verso dois:
Mas nestes últimos dias falou a nós pelo
filho
A quem colocou [como] herdeiro de tudo,
Através de quem fez todas as eras.
O verso três:
O qual sendo o reflexo da glória e o caráter
da substância dele,
Sustentando então tudo pela fala do seu
poder,
Tendo feito a purificação dos pecados,
Tomou assento na direta da majestade, nas
alturas.
E o verso quatro:
Nessa dimensão, galgou [uma posição] tão superior aos anjos
Que veio a herdar um nome mais excelente que
eles.
Na leitura de todo o texto aos Hebreus fica
claro que o seu autor tem uma visão muito bem marcada de quem é Jesus Cristo,
sua obra e o lugar que ocupa em nossa crença. É isso ele dispõe a demonstrar em todo o escrito.
Assim é que já começa com a sua declaração
de fé (são esses quatro versos que traduzi acima).
Mas eu quero voltar ao verso três para duas
destacar as palavras que expressam bem quem é Jesus para o autor. Eu as versei
como reflexo e caráter. Também elas são
palavras que não as acho em nenhum outro lugar no NT grego.
Quero trabalhar um pouco com elas por que
creio que podem nos ajudar a entender melhor quem é o Filho de Deus o qual
adoramos.
A primeira palavra compõe a expressão reflexo da glória. Buscando a raiz do termo, encontramos o
sentido de que Jesus espelha ou aponta para o brilho de Deus. O texto bíblico está declarando que no Filho
podemos ver todo o brilho, toda a beleza, todo o fulgor, toda a glória de Deus.
E João, lá no início do seu Evangelho,
reconhece que na Palavra que se fez carne nós podemos ver a glória do Unigênito
do Pai, cheio de graça e verdade (Jo 1:14).
A outra palavra está na expressão caráter da substância. No grego antigo, caráter indicava a pessoa ou
instrumento que entalhava em uma pedra dando-lhe uma forma. Hebreus diz que o Filho é o entalhe preciso
onde posso ver a imagem exata do Pai. Todos
os contornos e detalhes daquilo que o Pai é em sua mais perfeita essência e
substância eu percebo no Filho (e somente nele).
E ainda é no quarto Evangelho que eu leio a
afirmação categórica de Jesus: "eu e o Pai somos um" (Jo 10:30).
Assim Hebreus nos apresenta Jesus, o Filho
que é a perfeição do Pai em essência e que nos apresenta dessa maneira toda sua
radiante glória.
A ele eu
cantarei louvores no meio da congregação (veja Hb 2:12).
Bom dia meu pastor , baseado nos seus comentários que fez. Eu pergunto Adão não tinha a glória de Deus? sendo ele o primeiro, lembre-se que o homem é glória de Deus.
ResponderExcluirBom dia querido. Adão foi criado como a imagem de Deus, aquele que refletia ou apontava a glória do Criador. Essa imagem foi quebrada no pecado mais é restaurada na obra graciosa de Cristo no Calvário.
ExcluirA expressão exata da glória de Deus - o próprio Deus em si - esse só Jesus pode refletir. Porque somente em Jesus habitou corporalmente toda a plenitude da divindade (lembre Cl 2:9).
Por isso só a ele adoramos.
Estudo aprofundado e esclarecedor,dessas palavras,escritas para os Hebreus e que pela graça chegou até nós. Primo um abraço.
ResponderExcluirObrigado querido.
ExcluirO louvor seja somente a Cristo, reflexo da glória e caráter da substância única de Deus.
Abr.
Louvo a Deus meu querido colega, Deus continue derramando bênçãos sem medidas sobre a tua vida. Obrigado pela palavra.
ResponderExcluirObrigado querido. Louvado seja realmente Deus e Cristo, expressão exata de sua glória.
ExcluirAbr.