sexta-feira, 29 de maio de 2020

CURRÍCULO APOSTÓLICO


Durante boa parte de sua vida e ministério, o apóstolo Paulo sentiu a necessidade de defender o seu apostolado.  É sabido que ele não conviveu com o Jesus histórico e muitos cristãos da primeira geração questionavam seu papel entre os líderes da igreja.

De sua parte, Paulo sabia que tinha recebido o chamado, pois o próprio Cristo lhe tinha aparecido depois de ressurreto e o chamado para a missão.  Nisso baseava sua autoridade apostólica.  E escrevendo aos cristãos da Galácia ele declarou: quis Deus me mostrar seu Filho para que eu o pregasse aos gentios (confira Gl 1:15-16).

Acontece que repetidas vezes esse assunto voltava e Paulo novamente precisava defender sua autoridade.  Até que chegou num ponto em que sua paciência estava se esgotando.  Então, finalizando sua carta aos Gálatas, ele diz: ora, ninguém me amole mais com essa conversa, pois eu trago no próprio corpo as marcas do Senhor Jesus (Gl 6:17).

E aqui eu entendo onde está o principal argumento que sustenta o apostolado e autoridade de Paulo - o seu currículo (entendo também que as palavras de Jesus registradas em Mt 7:20 se aplicam bem aqui).

Ou seja, estou querendo dizer que para compreender e acatar Paulo como apóstolo e autoridade diante da igreja de Cristo, eu preciso conferir seu currículo.

Já citei ali em cima o texto aos Gálatas - ele é bom - mas folheando outros textos paulinos eu encontro uma descrição mais completa desse currículo.  E será lá que eu quero checar seu histórico de vida.  Está no capítulo 11 da segunda carta aos Coríntios.

Devemos observar como o próprio Paulo se descreve e embasa sua autoridade.  Ele começa pontuando sua herança como hebreu e descendente a Abraão, bem como sua nova condição de servo de Cristo (mas ele mesmo reconhece que o argumento é fraco pois é apenas uma boba comparação - já que outros também o são).

Então o apóstolo passa a listar alguns episódios de sua carreia cristã.  E esse é daqueles textos cuja exegese, por mais ou menos técnica que seja, impõe-se de forma tão crua e direta que não há como fugir de suas palavras.

Dessa maneira, vou então passar simplesmente a palavra a Paulo para que ele apresente seu Currículo Apostólico (2Co 11:22-31 - aqui na versão da NVI):

 

# Fui encarcerado mais vezes

# Fui açoitado mais severamente e exposto à morte repetidas vezes

# Cinco vezes recebi dos judeus trinta e nove açoites

# Três vezes fui golpeado com varas

# Uma vez apedrejado

# Três vezes sofri naufrágio

# Passei uma noite e um dia exposto à fúria do mar

# Estive continuamente viajando de uma parte a outra

# Enfrentei perigos nos rios, perigos de assaltantes, perigos dos meus compatriotas, perigos dos gentios; perigos na cidade, perigos no deserto, perigos no mar, e perigos dos falsos irmãos

# Trabalhei arduamente; muitas vezes fiquei sem dormir

# Passei fome e sede, e muitas vezes fiquei em jejum

# Suportei frio e nudez

# Além disso, enfrento diariamente uma pressão interior, a saber, a minha preocupação com todas as igrejas.

 

Segue-se assinatura, carimbo e reconhecimento de firma atestando suas palavras:  o Deus e Pai do Senhor Jesus, que é bendito para sempre, sabe que não estou mentindo.

 

Aqui então eu reconheço o Currículo de um verdadeiro apóstolo de Cristo (1Co 1:1).  Aqui está o segredo daquele que aprendeu a viver em qualquer circunstância (Fl 4:12).

Com um currículo assim eu entendo sua declaração de tudo poder naquele que o fortalece e ser absurdamente mais que vencedor (Fl 4:13 / Rm 8:37).

E diante disso tudo eu posso concluir sentindo o peso das palavras recebidas pelo apóstolo Paulo: apenas minha graça lhe é suficiente para que apenas o poder de Cristo esteja sobre mim (2Co 12:9).

 

4 comentários:

  1. Boa esta palavra de toda aceitação. Paulo continua sendo questionado mesmo diante das evidências. Não é diferente com o verdadeiros discípulos de Jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente querido. Os verdadeiros discípulos de Jesus mostram seu valor diante das adversidades. E no fim são aprovados por quem verdadeiramente importa: o Mestre que nos convoca para a missão.

      Excluir
  2. Acrescento também como uma forte "Credencial Apostólica", o fato de não apenas se preocupar com as igrejas , mas ter sido o "fundador" da maioria delas , supervisionando e cuidando com todas as suas forças, um verdadeiro Apóstolo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente querido. Muito acréscimo ao currículo apostólico de Paulo.
      Abr

      Excluir