terça-feira, 4 de janeiro de 2022

Questões sobre APOCALIPSE e ESCATOLOGIA – 5

 


Vamos a mais uma sequência de perguntas sobre Apocalipse e o tema da Escatologia – o estudo das últimas coisas.

(leia aqui a lista anterior de questões link)

 

§.  Quem é a Babilônia? Uma cidade, uma religião, um governo...?

 

A Babilônia (também conhecida como Grande Prostituta – citada em Ap 17) é todo lugar e/ou circunstância onde os poderosos se reúnem para celebrar a maldade e arrogância e requerer para si um louvor indevido.

 

§.  Os atuais céus e terra serão destruídos ou apenas renovados?

 

O verso de Ap 21:1 fala em novo céu e nova terra e que os primeiros já passaram.  Creio que Deus não “remenda” coisas velhas, mas refaz.

 

§.  As pessoas no céu precisarão ser curadas (Ap 22:2)?

 

Entendo que se optar pela tradução do termo grego usado no texto de Apocalipse como “cuidado” – no lugar de “cura” – o verso fica melhor entendido (essa possiblidade de tradução é coerente com a linguística e o léxico da língua original).

Assim temos no texto de Ap 22:2 uma declaração exuberante e carinhosa afirmando que todos os habitantes da Cidade Santa estarão sendo cuidados.

 

§.  Todos os cristãos irão morar na Nova Jerusalém ou é apenas para poucos e iremos morar na nova terra?

 

O texto sagrado nos garante que todos somos convidados para as bodas do Cordeiro.

 

§.  O lago de fogo existirá eternamente ou os maus serão aniquilados?

 

O texto de Apocalipse não faz nenhuma referência a aniquilação (extinção) do lago de fogo, nem daqueles que para lá foram enviados (Ap 20:14-15).

 

§.  Como fazer para entrar na Nova Jerusalém?

 

Essa é fácil! O Cordeiro adquiriu com o seu sangue para si pessoas de toda tribo, língua, povo e nação (Ap 5:9).  Aqueles que foram comprados pelo Cordeiro, com ele reinarão.  Os que lavaram as suas vestes no sangue do Cordeiro estarão para sempre na Nova Jerusalém, diante do Grande Trono Branco, adorando àquele que é eterna e unicamente digno.

 

 

Faça a sua pergunta sobre APOCALIPSE e ESCATOLOGIA e me envie diretamente aqui nos comentários ou pelo e-mail: jnescrevinhando@gmail.com

 

Questões sobre APOCALIPSE e ESCATOLOGIA –

#1link

#2link

#3link

#4link

 


Leia também o livro TU ÉS DIGNO – Uma leitura de Apocalipse.  Texto comovente, onde eu coloco meu coração e vida à serviço do Reino de Deus.  Você vai se apaixonar por este belíssimo texto, onde a fidelidade a Palavra de Deus é uma marca registrada.

 

Disponível na:
AD Santos Editora

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário