terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Questões sobre APOCALIPSE e ESCATOLOGIA – 1

 


Tenho trabalhado estudando o Apocalipse.  O que me rendeu a publicação do livro TU ÉS DIGNO.  Ao longo desse caminho, várias questões me foram trazidas, a maioria de cristãos sinceros que querem conhecer melhor o livro bíblico e o tema da Escatologia – o estudo das últimas coisas.

Procuro responder a cada um com a atenção necessária.

Fiz aqui uma pequena compilação – que pretendo publicar nessa série – de algumas questões mais comuns que me foram feitas.

 

§.  Qual a sequência dos eventos de Apocalipse?

 

Ler Apocalipse procurando "roteiro" ou "enredo" com sequência de narrativa é complicado.  As visões de Apocalipse muitas vezes parecem se sobrepor e não dá para saber exatamente o que vem antes ou depois.  Muitos por aí tentam elaborar uma lista da progressão de eventos, mas todos eles apenas fazem suposição.  Qualquer sequência que você ler por aí é tentativa apenas.  Ninguém tem certeza. 

A Bíblia diz que sobre a cronologia dos eventos futuros não nos compete saber (At 1:7 / Mt 24:36).

 

§.  O Arrebatamento vem antes ou depois?

 

Como apontei na primeira resposta: qualquer sequência que você ler por aí é tentativa apenas.  Ninguém tem certeza.  Há algumas teorias que tentam fazer isso.  Mas são apenas teorias.  Entendo que aqui o mais importante é colocar minha fé sobre a base segura de que quando acontecer – e certamente vai acontecer – eu serei resgatado pelo Senhor da História.  Se antes ou depois desse ou daquele evento não dá para afirmar com convicção.

 

§.  O que é a besta?

 

As bestas (2) são os emissários do dragão para seduzirem homens e mulheres.  Elas agem sob autoridade do dragão (Ap 13:2) e buscam adoração (Ap 13:12). 

 

§.  E quanto a marca da besta?

 

O Livro de Apocalipse não traz detalhes sobre como será essa marca.  Diz apenas que é número humano e que é descrito pelo 666 (Ap 13:18).  O mais é hipótese e conjectura.  Mas há um detalhe no Apocalipse que precisa ser dito aqui.  Tudo que o Inimigo faz é tentar imitar o Criador para atrair para si a adoração.  Ele fez isso desde o Éden e continuará com essa presunção.

Então observe que Deus selou – marcou – para si mesmo os seus eleitos (veja Ap 7:4), então a besta quis imitá-lo.  Mas o certo é que quem foi selado com o Espírito Santo da Promessa (leia também sobre isso em 2Co 1:22) não tem porque temer a imitação fajuta do diabo.

 

§.  Qual será o destino dos que nascem na época da tribulação?

 

Antes, deixe-me contextualizar a expressão.  Como brasileiro e nordestino, prefiro traduzir a expressão grega do texto como o Grande Aperreio. 

Aqui eu preciso dividir a respostas em duas partes.  A primeira tem a ver com a economia da salvação eterna que Cristo nos traz.  Tudo o que podemos afirmar é que ela nos vem exclusivamente pela sua graça e que ela é suficiente para todos os seres humanos, em todos os lugares, em todas as eras.  Isso Jesus garantiu pelo seu sangue na cruz.  Sobre quem foi ou será salvo, isso é da administração do Eterno: só ele sabe.

A segunda parte nos toca mais de perto.  Eu preciso saber hoje pela fé que mesmo eu passando pelo vale da sombra da morte (palavras do Sl 23:4), não será nem esse, nem nenhum outro aperreio que vai me separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus (confirme isso em Rm 8:31-39).

 

§.  Que dizer dos 144 mil? Quem são os 144 mil escolhidos?

 

Em Apocalipse estamos vislumbrando uma realidade da visão de João onde tudo é simbólico.  Dizer que estes selados são apenas os de sangue judeu ou israelita é não considerar toda a verdade bíblica.  Pregando na casa de Cornélio, Pedro afirmou que Deus não separa apenas um povo, mas inclui gente de todas as nações (leia em At 10:34-35).  E é isso mesmo que João confirma depois da lista dos 144 mil: ali havia gente de todas as nações, tribos, povos e línguas (Ap 7:9).

Ainda: Ap 7:4 diz que são “os que foram selados com o selo de Deus” (compare com Ap 14:1).

 

 

Faça a sua pergunta sobre APOCALIPSE e ESCATOLOGIA e me envie diretamente aqui nos comentários ou pelo e-mail: jnescrevinhando@gmail.com

 

Questões sobre APOCALIPSE e ESCATOLOGIA –

#2 – link

#3 – link

#4link

#5link

 


Leia também o livro TU ÉS DIGNO - Uma leitura de Apocalipse.  Texto comovente, onde eu coloco meu coração e vida à serviço do Reino de Deus.  Você vai se apaixonar por este belíssimo texto, onde a fidelidade a Palavra de Deus é uma marca registrada.

 

Disponível na:
AD Santos Editora

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário