terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Questões sobre APOCALIPSE e ESCATOLOGIA – 2

 


Vamos a uma segunda sequência de perguntas sobre Apocalipse e o tema da Escatologia – o estudo das últimas coisas.

(leia aqui a primeira lista de questões – link)

 

§.  Sobre os mil anos?

 

Aqui eu sei que as teorias se multiplicam.  Mas o que eu tenho por certo é que nenhuma delas tem a resposta final.  Não tem como saber.  Além de que a questão do milênio (os mil anos) só é tratada diretamente aqui em toda a Bíblia (Ap 20) e as indicações do texto são realmente muito poucas para se chegar a uma conclusão que evite dúvidas.  Então acredito que o melhor é crer que Deus vai reinar através do seu Cristo em todas as eras – e isso é a continuação do seu domínio que é eterno.

 

§.  Quais as linhas sobre o milênio que os estudiosos do Apocalipse explanam? Quais as mais indicadas?

 

As hipóteses são pré- pós- e a-.  Nenhuma tem a palavra final.

 

§.  Sobre o Armagedom e sobre Gogue e Magogue?

 

Duas informações pontuais: Armagedom deve ser uma referência simbólica à batalha escatológica (não a um ponto na história ou geografia) mas que nela já nos envolvemos todos os dias quando enfrentamos nossas próprias batalhas espirituais.  O certo que é que dela sairemos vitoriosos pela força do Cavaleiro que se chama Fiel e Verdadeiro (Ap 19:11).

Quanto a Gogue e Magogue, elas também são figuras escatológicas citadas no texto como emissários diabólicos que tentarão se vingar da derrota sofrida.  Quem são exatamente o texto não diz.  Mas o destino deles já está selado: vão ser pisados e esmagados pelo próprio Deus (leia em Rm 16:20).

 

§.  Há vários céus?

 

Sobre a arquitetura dos céus realmente não tem como saber.  Paulo diz sobre verdades que não são possíveis descrever (dito em 2Co 12:2).  São verdades espirituais e que só podem ser entendidas assim (considere também 1Co 2:14).  Ou seja, como vai ser no céu só quando a gente chegar lá.  Há um céu para onde eu vou quando eu ouvir o chamado do Pai.  Essa certeza ninguém me tira.  E ela me é suficiente.

 

§.  Quem são as duas testemunhas? São Elias e Enoque?

 

O texto de Ap 11 cita que entre o toque da sexta e da sétima trombeta aparecem duas testemunhas que inicialmente sofrem por seu testemunho, mas depois são resgatadas – sobem – para o céu.  João as apresenta, mas não dá detalhes – como é comum em Apocalipse.  Eu prefiro acreditar que elas representam a caminhada cristã na história que está sofrendo com seu testemunho e que certamente por fim vão ser levadas para a glória eterna nos céus.

Quanto a Elias e Enoque, eles não são citados em nenhum verso do Livro de Apocalipse, então qualquer referência a eles aqui – ou qualquer outro lugar – é pura especulação sem base.

 

 

Faça a sua pergunta sobre APOCALIPSE e ESCATOLOGIA e me envie diretamente aqui nos comentários ou pelo e-mail: jnescrevinhando@gmail.com

 

Questões sobre APOCALIPSE e ESCATOLOGIA –

#1 – link

#3 – link

#4link

#5link

 


Leia também o livro TU ÉS DIGNO - Uma leitura de Apocalipse.  Texto comovente, onde eu coloco meu coração e vida à serviço do Reino de Deus.  Você vai se apaixonar por este belíssimo texto, onde a fidelidade a Palavra de Deus é uma marca registrada.

 

Disponível na:
AD Santos Editora

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário