terça-feira, 28 de dezembro de 2021

Questões sobre APOCALIPSE e ESCATOLOGIA – 4

 


Vamos a mais uma sequência de perguntas sobre Apocalipse e o tema da Escatologia – o estudo das últimas coisas.

(leia aqui a lista anterior de questões – link)

 

§.  Há algumas características pelas quais podemos descobrir quem é o anticristo?

 

A figura do anticristo só é citada nas cartas de João.  Não no Apocalipse.

Ao longo da história vários tentaram alinhar essa figura demoníaca com personagens específicos, mas sempre há limitações e questionamentos sobre tais alinhamentos.  No texto bíblico é dito que todo aquele que nega que Jesus é o Cristo, esse é o anticristo (1Jo 2:18-23 / 2Jo 1:7

 

§.  Apocalipse fala sobre o falso profeta ao lado do anticristo.  Como podemos descobrir qual religião falsa ele está se referindo?

 

O falso profeta citado em Ap 16 é aquele que anuncia e proclama a mensagem do dragão e das bestas.  O destino dele é junto com seus inspiradores (Ap 19 e 20).

Sobre o anticristo, já citei na resposta anterior – leia ali.

Quanto a religião: não há referência a nenhuma religião ou crença específica, mas a uma adoração idólatra – qualquer que seja ela.

 

§.  O que impede o aparecimento do anticristo: a presença da igreja, do Espírito Santo ou outro ponto?

 

O Cordeiro é o Senhor da história.  Somente ele abriu o livro (Ap 5).  Somente ele tem autoridade para permitir que qualquer ser ou entidade apareça ou vem a agir na história humana – e ainda assim somente até onde lhe seja autorizado.

 

§.  O Islamismo é descrito no livro do Apocalipse?

 

Não consigo ler nas páginas do Apocalipse nenhuma citação ou referência a nenhuma religião específica.  O dragão e seu séquito como descrito no Apocalipse, estão misturados a várias matizes religiosas, inclusive algumas que se disfarçam de cristianismo (lembre Mt 24:24).

 

§.  Já houve alguma profecia do Apocalipse que foi realizada?

 

As palavras bíblicas (e Apocalipse incluído) são sempre atuais, elas começaram a ser válidas e a se cumprir no momento que foram ditas e assim continuam até o fim da história.

 

 

Faça a sua pergunta sobre APOCALIPSE e ESCATOLOGIA e me envie diretamente aqui nos comentários ou pelo e-mail: jnescrevinhando@gmail.com

 

Questões sobre APOCALIPSE e ESCATOLOGIA –

#1link

#2link

#3link

#5link

 

Leia também o livro TU ÉSDIGNOUma leitura de Apocalipse.  Texto comovente, onde eu coloco meu coração e vida à serviço do Reino de Deus.  Você vai se apaixonar por este belíssimo texto, onde a fidelidade a Palavra de Deus é uma marca registrada.

 


Disponível na:
AD Santos Editora

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário