terça-feira, 11 de janeiro de 2022

SOBRE O ARMAGEDOM

Para alguns leitores da Bíblia, um episódio específico parece concentrar todo o cenário e clima de embate relatado no Apocalipse.  Em meio a descrição dos flagelos provocados pelo derramar das taças da ira de Deus, o texto diz que os pelejantes se reuniram para a batalha “no lugar que, em hebraico, é chamado Armagedom” (em Ap 16:16). 

 Quanto ao nome do lugar que aponta para o local da batalha, o próprio texto reconhece que faz uma transliteração grega a partir da língua hebraica.  Ou seja, em grego a palavra Ἁρμαγεδ(δ)ών seria a forma helênica da expressão semítica הר מגידוa montanha de Megido, localizada na região central da Galileia. 

Cito aqui as palavras de Onesimus Ngundu que apresenta razões históricas para a importância desta localização em particular e seu papel no desenrolar do Apocalipse:

Megido era uma cidade importante que guardava a passagem pelo vale de Jezreel em Israel, onde ocorreram diversas batalhas decisivas no passado (Jz 5:19).  Foi ali que o rei Acazias morreu (2Rs 9:27) e Josias, o monarca reformador piedoso foi derrotado (2Rs 23:29).  Ao que parece, João não está predizendo uma batalha literal nesse lugar, mas apenas o utiliza como símbolo da última tentativa das forças do mal de derrotar a supremacia de Deus. 

Importante, porém, na narrativa do vidente do Apocalipse é que ele faz referência ao Armagedom, mas não descreve a batalha.  No verso seguinte é dito que o sétimo anjo derramou sua taça e gritou: "Já terminou!" (em Ap 16:17).

 

 


Leia também o livro TU ÉSDIGNO – Uma leitura de Apocalipse.  Texto comovente, onde eu coloco meu coração e vida à serviço do Reino de Deus. Você vai se apaixonar por este belíssimo texto, onde a fidelidade a Palavra de Deus é uma marca registrada.

 

Disponível na:
AD Santos Editora

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário