sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

NOMES E REFERÊNCIAS


Claramente a primeira parte de nossa Bíblia – a que chamamos de Antigo Testamento – tece toda sua narrativa em torno de três personagens: ABRAÃO, MOISÉS e DAVI.

 

– Mas, por curiosidade, qual dos três teria o papel de maior destaque?

 

Vou pedir ajuda de pesquisa para responder a essa questão inicial.  Mas, nesses tempos de pesquisa de intenção e números, algumas ressalvas iniciais devem ser citadas:

§ Não sou estatístico, nem matemático, então minhas análises dos dados são bíblicas e teológicas.

§ Não fiz as contas, ou “corri os dedos” pelo texto somando as ocorrências.  Hoje tem soft e internet que fazem isso, então só fui lá e colhi os números.

§ Não inclui o nome de Adão porque, como nome próprio, além das narrativas inicias, ele só é citado em genealogias (depois quero estudar melhor sobre ele).

§ Na tabela lá em baixo, inclui outros nomes e números do Novo Testamento para enriquecer a pesquisa.

 

Vamos aos números dos personagens:

 

# ABRAÃO – 236 citações no AT, sendo + de 90% no Pentateuco e apenas dois Salmos o citem.

# MOISÉS – 766 citações no AT distribuídas em todas as partes do AT.  Nos Salmos, além de haver um atribuído a ele, há outras sete citações de seu nome.

# DAVI – 1075 citações no AT, o que equivale a 50% nessa contagem.  Nos Salmos, Davi é autor ou referência de pelo menos 75 deles (igual percentual).

 


Números assim me levam a concluir que Abraão é o grande patriarca que deu origem ao povo e a nação e embora Israel, e os Escritos Bíblicos, reconheça a aliança inicial do Senhor, sua ênfase nas origens mostra que ele foi a referência de pai, que foi muito importante no início, deixou seu legado e ensinamentos importantes, mas que a vida e a Revelação seguiram em busca de maturidade e personalidade.

Depois veio Moisés.  Considerado o libertador nacional e legislador por excelência ao ter recebido a Torah diretamente do Senhor.  E será assim que ele será lembrado quase em sua totalidade: excetuando-se seu nascimento e poucos episódios no deserto, em geral ele é citado como o homem da Lei. 

À relação paternal, seguiu-se um relacionamento legal onde Leis e Normas precisavam ser estabelecidas – e elas se distribuem em todos os momentos de nossa vida e caminhada com o Senhor.  Mas também aqui não é nosso destino, segundo essa compreensão bíblica.

E finalmente temos Davi.  Comparando os três, metade das citações nominais do Antigo Testamento apontam para o grande Rei Davi.  Começando nos livros de Samuel, a referência a Davi é quase inevitável em todo material bíblico daí em diante. 

Davi era um homem segundo o coração de Deus (citações de 1Sm 13: 14 e At 13:22).  E a isso também aponta tal estatística.  Iniciamos como filhos, passamos por servos obedientes e fomos atraídos para termos intimidade e relacionamento com um Deus pessoal que quer fazer vibrar seu coração junto ao nosso.

Um detalhe: os números de citações desses homens nos Salmos corroboram nessa conclusão.

Mas há um nome que está sobre todo nome e que extrapola qualquer estatística ou referência matemática.  Um nome diante do qual todo joelho haverá de se dobrar e toda língua haverá de confessar seu senhorio: o nome de JESUS CRISTO (Fl 2:10-11).




2 comentários:

  1. Maravilhosa a estatística. Foi bom saber disto. Jesus veio da geração de Davi. Abraços. Ycléa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade. E é por isso que Jesus Cristo é o centro e razão de nossa fé.

      Excluir