sexta-feira, 23 de julho de 2021

NÃO CHAMES IMPURO

  


Foi para fazer a igreja entender que o Código de Santidade do AT deveria ser um distintivo dos adoradores de Deus e não um empecilho para qualquer pessoa se achegar à graça do evangelho, independentemente de sua origem ou condição social, que o Espírito agiu na história narrada no capítulo 10 de Atos dos Apóstolos.

 

Acompanhe a história em dois planos.

 

Em Cesareia, Cornélio, um oficial romano, foi visitado por um anjo que destacou seu coração piedoso e temente a Deus.  Embora ele não fosse herdeiro legal das tradições do AT, e por isso mesmo não seguisse as normas rituais determinadas, mas a sinceridade de sua alma em buscar ao Senhor foi percebida pelo Espírito Santo, que providenciou um modo de alcançá-lo pelo poder do evangelho.

Não seriam os rituais exteriores que impediriam um coração sincero de chegar-se a Deus.

Enquanto isso, o próprio Espírito cuidou de atrair Pedro para a missão evangélica na casa de Cornélio. 

Mas o apóstolo ainda estava dominado pela visão preconceituosa e limitada das interpretações da Lei, da vontade e da manifestação do amor de Deus.

Por volta do meio dia, enquanto esperava uma refeição, a visão espiritual tomou Pedro lhe ordenando comer alguns animais proscritos.

A princípio a situação incomodou o apóstolo: "de modo nenhum, Senhor! Jamais comi algo impuro ou imundo!" (At 10:14).

Ainda faltava a Pedro aprender que mais importante não eram formas e rituais.  O Senhor se ocupa prioritariamente com o interior do ser humano e seria exatamente lá onde deveria ser manifesta a santidade, e não em um conjunto de práticas.

A boa nova da graça tinha rompido com todas as barreiras culturais e religiosas e deveria a igreja levá-la a todos os que, com um coração sincero e temente a Deus, quisessem se comprometer com ele, mesmo que fora dos arraiais originais da fé.

Pedro foi sensível à lição espiritual da visão, e quando apareceu a oportunidade de expandir do evangelho na casa do gentio Cornélio ele de pronto se apresentou para o trabalho: "Eu sou quem vocês estão procurando" (At 10:21).

O que veio a seguir foi a abertura de uma igreja totalmente diferente em sua composição daquela que surgiu em Jerusalém.

Através da pregação de Pedro na casa de Cornélio, formou-se uma congregação cristã de gentios batizados em nome de Jesus Cristo e que receberam o mesmo Espírito divino da promessa (confira em At 10:44-48).

E são ainda do apóstolo Pedro as palavras que testificaram o novo modo de seguir adiante da igreja, tendo entendido que quem purifica e transforma é o próprio Deus, e faz isso de dentro para fora e não por rituais exteriores:

 

De verdade eu aceito que
Deus não tem preconceito com ninguém,
mas todos os que são fieis e retos
ele os acolhe.

(At 10:34-35)

 

2 comentários:

  1. O Evangelho é o grande abridor de caminhos para quem não sabe de onde veio nem pra onde ir! Que Deus nos ajude a não fechar caminhos que o Evabgelho pode abrir!
    Excelente texto, pastor! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que possa,os ter o discernimento que teve o apóstolo Pedro para perceber onde Deus aberto as portas e estabelecidos suas rotas para ali levarmos a semente do evangelho.
      Abr

      Excluir