É certamente curioso que o livro de Atos dos Apóstolos, que conta a movimentação e expansão da igreja, comece sua narração com uma instrução para que os apóstolos ficassem parados em Jerusalém. Mas isto foi fundamental para o que viria a seguir.
Depois da ressurreição, o texto diz que em certa ocasião, enquanto comiam (em At 1:4) Jesus instruiu o grupo de seguidores que com ele estava a permanecerem em Jerusalém pois o Espírito prometido seria derramado sobre eles (confira em Jo 14:16).
Este grupo era constituído dos discípulos – apenas onze agora – mais cerca de uma centena de outros homens e mulheres que acompanharam o ministério de Jesus de perto e foram testemunhas de suas palavras e ações enquanto na terra.
Embora eles fossem testemunhas oculares e discípulos dedicados, a missão que o Mestre tinha para eles não poderia ser realizada se o Espírito não estivesse no controle dele.
Aqui já devemos aprender uma lição importante: a igreja de Cristo só desempenha o seu papel e segue os passos do Mestre quando está revestida do poder do Espírito Santo. Ou seja, mesmo tendo visto e ouvido coisas grandiosas, a igreja precisa do absoluto controle espiritual para que possa cumprir sua missão.
Jesus sabia desta necessidade (até porque já havia sido predito na profecia em Zc 4:6) e por isso instruiu a igreja a aguardar a manifestação sobrenatural do Espírito Santo (que será narrado no segundo capítulo de Atos).
Neste contexto, os discípulos perguntaram pela restauração política da nação de Israel e Jesus lhes respondeu que para tal questão ainda não era tempo de ser divulgada a resposta, mas o principal era que a missão da igreja seria baseada do poder do Espírito que desceria sobre eles:
Mas vocês receberão poder quando for
realizado um download do Espírito Santo em vocês. Então vocês serão minhas testemunhas tanto em
Jerusalém como na Judeia e Samaria e [chegarão] até os extremos da terra.
(At 1:8)
Outra lição importante que aprendemos nesta passagem é que se faz necessário para o sucesso na vida cristã o esperar pelo tempo da manifestação do Senhor. Os discípulos podiam até ter a impressão que estavam aptos para levarem adiante sua mensagem e missão, mas somente o Espírito poderia determinar os atos dos apóstolos.
Isso quer dizer que sempre a melhor estratégia de avanço missionário para a igreja é depender e aguardar pela manifestação sobrenatural divina e, quando ela acontecer, partir para a ação.
Que assim aconteça ainda com a igreja hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário