sexta-feira, 4 de junho de 2021

JESUS CHOROU

  


O versículo de Jo 11:35 é bastante curto e bem conhecido.  Diz apenas: Jesus chorou.  A demonstração desta característica essencialmente humana de Jesus é quase única nos Evangelhos (a outra citação de choro de Jesus foi sobre Jerusalém e está narrado em Lc 19:41). 

Mas para entendê-la melhor é preciso observar o contexto. 

O choro de Jesus não foi um desespero de derrotado diante da fatalidade da morte.  O choro era humano – pois Jesus assim o foi.  As lágrimas externavam uma profunda compaixão e solidariedade diante da dor naquela situação.

A história segue.  Depois do diálogo com Marta (citado nos versos anteriores), Jesus procurou conversar com a outra irmã – Maria.  Na conversa, Jesus se viu profundamente envolvido e tocado com toda situação e pelo luto do momento. 

A dor da perda sentida pelas irmãs e o choro dos que as acompanhava agitou Jesus em seu espírito (confira Jo 11:33).

Mesmo sendo Deus (confira novamente o que ele disse a Marta) e tendo ciência do sobrenatural que estava por acontecer, Jesus foi tocado pela dor humana daquelas mulheres.  E chorou com elas.

Deste detalhe narrado por João é importante destacar que Jesus Cristo, mesmo em sua grandeza e infinitude divina, veio ver e se envolver com a vida humana, suas dores e mazelas. 

O Verbo que se fez carne e habitou entre nós a ponto de podermos ver a glória de Deus refletida nele (relembre Jo 1:14), é também movido de compaixão a ponto de se comover com homens e mulheres que choram as suas dores.

É esse Jesus que chora conosco ainda agora.

2 comentários:

  1. O Dono da vida chorou diantecda morte! É um consolo para todos nós! Jesus foi sobremodo humano! Abraços, pastor! Excelente texto para nossa reflexão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A glória seja a Cristo, Deus eterno, que se fez humano por amor e compaixão por nós.
      Abr.

      Excluir