Recente publiquei um pequeno resumo de como o Concílio de Jâmnia separou as tradições judaicas dando origem às duas linhas canônicas do Antigo Testamento (reveja aqui – link).
Para completar aquela postagem, na relação abaixo, apresento uma visão rápida dos Livros Deuterocanônicos
BARUQUE (heb. ברוך – gr. Βαρούχ – lat. Liber Baruch) – Baruque foi o secretário do profeta Jeremias e o livro se concentra em narrar como era vida cotidiana e religiosa em Jerusalém após a queda diante da Babilônia.
ECLESIÁSTICO ou SIRÁCIDA (heb. בן סירא – gr. Σοφία Σειράχ – lat. Liber Eclesiasticus) – Texto atribuído a Jesus ben Sirach, contém as suas reflexões pessoais escritas frente à cultura, costumes e religião grega. O nome significa "Livro da Assembleia".
JUDITE (heb. יהודית – gr. Ιουδίθ – lat. Liber Iudith) – O livro relata a história de Judite, uma bela viúva, que seduz e mata o general assírio Holofernes.
MACABEUS (heb. מקבים – gr. Μακκαβαίων – lat. Liber Maccabæorum) – Em dois volumes atribuídos a Judas ben Matatias – conhecido como o Macabeu (martelo). Os livros descrevem as lutas dos judeus contra os reis selêucidas e as influências gregas no século I a.C.
TOBIAS (heb. טובי – gr. Τωβίτ – lat. Liber Thobis) – Escrito no século II a.C. num estilo sapiencial. O texto relata a história de famílias de judeus que, fugindo do cativeiro, vivem a verdadeira sabedoria e o caminho para a felicidade que consistem em amar a Deus e obedecer à sua vontade.
SABEDORIA DE SALOMÃO (heb. שלמה חכמת – gr. Σοφία Σολομώντος – lat. Liber Sapientiae) – O texto é anônimo, escrito no final do século I a.C. em Alexandria. Profundamente influenciado pelo patrimônio histórico-religioso dos judeus, o livro procura animar a esperança diante das hostilidades.
Adições a DANIEL – Além da parte comum, escrita em hebraico, no Livro das Profecias de Daniel, são acrescentadas três perícopes: "Salmo de Azarias (Abednego)"; "História de Suzana" e "Bel e o Dragão".
Adições a ESTER – Seis capítulos adicionados na versão em Grego (LXX) que não constam do original hebraico. Dando detalhes da história de Ester na corte de Assuero.
Nenhum comentário:
Postar um comentário