terça-feira, 29 de junho de 2021

OS LIVROS DEUTEROCANÔNICOS

  


Recente publiquei um pequeno resumo de como o Concílio de Jâmnia separou as tradições judaicas dando origem às duas linhas canônicas do Antigo Testamento (reveja aquilink).

Para completar aquela postagem, na relação abaixo, apresento uma visão rápida dos Livros Deuterocanônicos

 

BARUQUE (heb. ברוך – gr. Βαρούχ – lat. Liber Baruch) – Baruque foi o secretário do profeta Jeremias e o livro se concentra em narrar como era vida cotidiana e religiosa em Jerusalém após a queda diante da Babilônia.

 

ECLESIÁSTICO ou SIRÁCIDA (heb. בן סירא – gr. Σοφία Σειράχ – lat. Liber Eclesiasticus) – Texto atribuído a Jesus ben Sirach, contém as suas reflexões pessoais escritas frente à cultura, costumes e religião grega.  O nome significa "Livro da Assembleia".

 

JUDITE (heb. יהודית – gr. Ιουδίθ – lat. Liber Iudith) – O livro relata a história de Judite, uma bela viúva, que seduz e mata o general assírio Holofernes.

 

MACABEUS (heb. מקבים – gr. Μακκαβαίων – lat. Liber Maccabæorum) – Em dois volumes atribuídos a Judas ben Matatias – conhecido como o Macabeu (martelo).  Os livros descrevem as lutas dos judeus contra os reis selêucidas e as influências gregas no século I a.C.

 

TOBIAS (heb. טובי – gr. Τωβίτ – lat. Liber Thobis) – Escrito no século II a.C. num estilo sapiencial.  O texto relata a história de famílias de judeus que, fugindo do cativeiro, vivem a verdadeira sabedoria e o caminho para a felicidade que consistem em amar a Deus e obedecer à sua vontade.

 

SABEDORIA DE SALOMÃO (heb. שלמה חכמת – gr. Σοφία Σολομώντος – lat. Liber Sapientiae) – O texto é anônimo, escrito no final do século I a.C. em Alexandria.  Profundamente influenciado pelo patrimônio histórico-religioso dos judeus, o livro procura animar a esperança diante das hostilidades.

 

Adições a DANIEL – Além da parte comum, escrita em hebraico, no Livro das Profecias de Daniel, são acrescentadas três perícopes: "Salmo de Azarias (Abednego)"; "História de Suzana" e "Bel e o Dragão".

 

Adições a ESTER – Seis capítulos adicionados na versão em Grego (LXX) que não constam do original hebraico. Dando detalhes da história de Ester na corte de Assuero.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário