terça-feira, 15 de junho de 2021

UMA ESTRUTURA INTERNA DOS SALMOS

  


Ao contrário da divisão tradicional canônica que conhecemos em cinco livros e que não respeita relações contextuais ou temáticas, vários comentadores modernos têm optado em estabelecer uma relação estrutural interna mais relacionada com temas e usos litúrgicos. 

Quanto ao número destas divisões, estes têm variado dependendo da visão de cada autor e da abrangência que queiram dar ao uso dos textos.  Ou seja, seguindo a linha de autores como Mowinckel, Champlim, Durham, Weiser, Brueggemann entre outros, observamos que os temas principais do saltério percorrem transversalmente em todo o livro e, mesmo constituindo-se na sua maioria em temas relativamente homogêneos, são suficientemente abrangentes e ocorrentes para cobrir os mais diversos aspectos da vida humana.

 

Vejamos um pouco dessas propostas:

(1) Sigmund Mowinckel em The Psalms in Israel's Worship fez a sua classificação tomando como base o “culto em si, suas diferentes ocasiões, situações e atos”.  Segundo ele os salmos se dividem em: a) Salmos reais; b) Os hinos de louvor; c) Salmos para o festival de entronização de Javé; d) Salmos de lamentação nacional.

(2) O maior número de divisões interna atribuída ao Livro dos Salmos está na classificação de R.N. Champlim.  Na sua obra O Antigo Testamento Interpretado – versículo por versículo ele classifica os Salmos em 17 tipos, além dos chamados Salmos Penitenciais que ele os coloca numa classificação em separado. 

Para Champlim os três maiores grupos são os Salmos de Lamentação (com 65 Salmos), os Salmos de Ação de Graças e Louvor (com 27 títulos) e os Salmos Majestáticos (com 25 títulos).  Porém uma observação sobre esta classificação é que vários Salmos se encontram em mais de uma tipificação fazendo da relação uma exaustiva, mas pouco funcional lista de número de capítulos.

(3) John I. Durham no comentário contido em The Broadmann Bible Commentary classifica os Salmos em quatro grupos: 1. Hinos e Salmos de Louvor (com 74 Salmos), 2. Lamentos (com 56 Salmos), 3. Salmos Reais (com 11 Salmos), e 4. Salmos de Sabedoria (com 9 Salmos).  Esta divisão apesar de ser apresentada sem muita explicação teológica mostra um bom quadro de subdivisões que acaba se tornando bastante útil.

(4) Entre os comentadores, talvez o que mais se ocupada de alinhavar as razões e implicações de sua classificação seja Artur Weiser.  Na sua obra Os Salmos, ele chama simplesmente de gêneros literários dos Salmos.  São cinco os grupos: hinos; lamentações; salmos de ação de graças; bênção e maldição; poesia sapiencial e didática.  Esta classificação de Weiser, cuja argumentação teológica se mostra bem fundamentada, e é abrangente o suficiente para trabalhar inclusive com textos poéticos hebraicos fora do Saltério.

(5) O mais inovador e criativo, contudo, é Walter Brueggemann na sua obra The Message of the Psalms onde se propõe a classificar os Salmos a partir do uso que os fiéis fazem dos textos nas suas orações com os Salmos, porém sem se descuidar do trabalho crítico.  São as palavras de Brueggemann:

A discussão seguinte é organizada ao redor de somente três temas gerais, poemas de orientação, poemas de desorientação, e poemas de nova orientação. (...) Para organizar nossa discussão nesta maneira, nós propomos uma correlação entre os ganhos do estudo crítico (especialmente com Gunkel e Westermann) e as realidades da vida humana (entendendo para isto o uso de muitos Salmos na vida do orante).

A grande novidade do trabalho de Brueggemann é que ele faz uso dos textos a partir da própria aplicação que os mesmos tiveram para os primeiros leitores judeus tanto quanto hoje têm para os cristãos que usam os mesmos textos aplicando-os para as suas vidas cotidianas, quer individualmente, quer coletivamente. 

Ou seja, em todas as épocas o Livro do Saltério mostra-se atual e relevante pois a vida humana sempre está estacionada em algum destes pontos, ou está em movimento de um para outro ponto – assim esta classificação é ao mesmo tempo a mais abrangente e a mais específica.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário