terça-feira, 1 de junho de 2021

AS RIQUEZAS DE OFIR

  


Quem está familiarizado com o texto bíblico já deve ter lido sobre Ofir.  E mesmo que não seja esse o seu caso, se você está acostumado com as gírias e as músicas gospels com certeza já foi apresentado ao ouro de Ofir.

 

— Mas, o que será esse tal de Ofir?

 

O termo em língua hebraica (אופיר) é usado no AT cerca de uma dezena de vezes e parece se referir a um destino fenício cujo ponto geográfico ainda é ignorado (obviamente hipóteses não faltam).  E além das narrativas históricas, há citação do ouro de Ofir nos livros de Jó e Isaias.

 

Para acalentar a curiosidade, vamos lá...

 

Hoje há no Distrito de Braga, em Portugal, uma praia chamada de Ofir.  Ali algumas lendas tentam associar esse destino turístico às referências bíblicas.  Mas carece de comprovação histórica.

 

Também há um personagem citado no Antigo Testamento chamado Ofir entre os descendeste de Sem (confira em Gn 10 e 1Cr 1).

 

A referência mais segura, porém, vem de textos como 1Rs 9 onde indica que o rei Salomão teria uma frota de navios ancorados nas margens do Mar Vermelho e de lá iriam periodicamente buscar riquezas em Ofir – em especial o ouro dali que se destacava por ser finíssimo, puro e raro.

Anos depois de Salomão, o rei Josafá tentou enviar também uma frota para buscar ouro em Ofir, mas não teve êxito (conforme 1Rs 22:48).

 

Além disso, pouco se sabe.

 

— Ali seriam as minas do rei Salomão?

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário