sexta-feira, 11 de junho de 2021

O PERIGO DAS RIQUEZAS

  


Houve um homem que procurou Jesus e por ele foi recebido.  É o encontro com o jovem rico (narrado em Lc 18:18-23).  Apesar de possuir bens e valores deste mundo, era alguém carente de espírito.  Por isso procurou Jesus, e a ele o Mestre também deu atenção.

Contudo, no caso específico, o encontro teve um desfecho: o homem preferiu continuar na posse de sua riqueza, ao invés de seguir as instruções de Cristo.

A este episódio seguiu-se um diálogo e comentários de Jesus sobre o perigo das riquezas e como elas podem atrapalhar alguém a entrar no reino de Deus.  A princípio Jesus indicou uma comparação aparentemente absurda: é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus (18:25).

O problema aqui não é a riqueza em si (como também não foi no caso da parábola do rico e Lázaro em Lc 16:19-31).  A crítica que Jesus faz é ao fato de que, quem as possui, confia mais nelas que em Deus, o que impossibilita a entrega pessoal aos cuidados e comando divinos.

Mas o que parece ser impossível aos homens – um camelo no fundo da agulha – é perfeitamente possível a Deus – um rico ser humilde e converter-se (confira 18:27).  A lição é que não se chega ao reino de Deus comprando posições ou por merecimento próprio, mas somente pela misericórdia e poder do Senhor.

E diante do questionamento sobre o desprendimento dos discípulos, Jesus acrescentou ainda mais uma verdade: todo aquele que, tendo deixado tudo para o seguir, esse será alvo de bênçãos terrenas e eternas (veja 18:30).

(Da revista "Lucas" – Editora Sabre)

Nenhum comentário:

Postar um comentário