terça-feira, 8 de maio de 2018

Santa Maria mãe de Deus


O tema da meditação de hoje pode não tocar o núcleo da mensagem do Evangelho, que é a justificação pela graça mediante a fé, mas é certamente um dos temas mais populares de discussão quando se trata de diferenças entre católicos e protestantes. Eles dizem que, de fato, os protestantes não acreditam na Virgem Maria e nos santos. O problema, no entanto, é mais complexo e é importante. Ele pode ser resumido em uma declaração enganosa. A personagem de Maria de Nazaré é fundamental para o Protestantismo. Claro que não dá fundamento a uma disciplina teológica específica que para os católicos é chamada Mariologia, mas ilustra as passagens decisivas da história da salvação da humanidade.
Deixe-me começar com três datas históricas e eventos relacionados a eles. Jerusalém, metade do quinto século a.C. (458-7 ca). O escriba Esdras chega à cidade que há algum tempo tem recebido de volta os judeus exilados na Babilônia. É o período da reconstrução do Templo e as reformas religiosas e políticas que afetam o povo de Israel naqueles anos. A reforma de Esdras se inspira na divulgação e conhecimento da Lei e na formação de um grande grupo de sacerdotes e lugares de culto, no conhecimento e na observância da Lei. A reforma fará do povo de Israel uma nação de judeus reais, que deve ser limitada a aqueles que possam provar, com registros genealógicos, sua descendência de judeus exilados. Quem não provar a sua pureza racial e ritual será considerado um bastardo. Mas nem todo mundo em Israel aceita esses princípios.
Uma parte do grupo sacerdotal lidera a oposição, que se expressa na compilação de alguns livros mesclados no cânon da Bíblia (que mostram, pela sua presença, que a Bíblia nem sempre é uniforme). Eles são o Livro de Jonas, o livro de Jó e do Livro de Rute. O último é uma obra de grande beleza, atravessada por histórias de amor e sofrimento, preocupações, esperanças e temores, de humildade e pobreza. O livro conclui, deixando-nos saber que Rute é uma ancestral direta do Rei Davi, Rute foi mãe de Obede, que gerou Jessé, que foi pai de Davi. Esta genealogia, no entanto, torna-se mais interessante se sabemos que Rute não era israelita, mas veio da terra de Moabe, um país não amigo, contra quem os profetas falaram muitas vezes. Aqui é o significado da genealogia. Os autores do livro de Rute argumentam que, sob as leis de Esdras, mesmo o rei Davi, o símbolo da aliança entre Deus e seu povo, ele seria imundo e bastardo, porque descendente de Rute, a moabita.
Esta história, tão distante no tempo a partir da história de Maria de Nazaré, tem, em todo caso, laços com ele. Laços bíblicos, tecidos a partir das Escrituras.
Segunda data, 74-80 d.C., em uma igreja oriental, talvez na Síria, talvez na Fenícia. Um cristão que tem sido chamado Mateus, na elaboração do Evangelho de mesmo nome, começa sua narrativa com a genealogia: a genealogia de Jesus. Mesmo esta não é uma seca coleção de nomes, mas quer expressar um sentimento, uma coleção de sinais significativos. Em meio a uma genealogia patrilinear está a presença de cinco mulheres. Eles são Tamar, Raabe, Rute, Bate-Seba e Maria. Essas mulheres não são mencionadas no número das ancestrais famosas: Sara, Rebeca, Raquel. Estas são de menor estatura, se comparadas a celebridades na história nacional. Mateus as cita provavelmente porque entraram na história do nascimento de Jesus de maneira pouco ritual. Tamar era a nora de Judá, filho de Jacó. Ela não se tornou mãe através dos filhos de Judá, mas por um estratagema fingiu ser uma prostituta e se juntou a seu sogro, gerando, assim, um dos antepassados de Cristo. Raabe era uma prostituta de Jericó que favoreceu a captura da cidade por Josué. Rute, como já dissemos, contaminou a pureza racial de seu descendente Davi. Bate-Seba, mãe de Salomão, juntou-se ao rei Davi através de uma história sombria, caracterizada por adultério e assassinato.
Estas são as mulheres que, na genealogia escrita por Mateus, precedem Maria de Nazaré. São mulheres que produzem contaminação, são as mulheres que produzem constrangimento, que criam problemas morais. E Maria? Nós conhecemos a história. A menina de Nazaré estava noiva de um jovem justo, chamado José. Antes de se ajuntarem, Maria se achou grávida pelo Espírito Santo. É quase sempre o caso. Quando o Espírito Santo atua há sempre algo que dá errado, algo que não vai como deveria. Pelo menos de acordo com os costumes e os valores consolidados. Porque é verdade. Esta intervenção do Espírito produz na história do cristianismo o tema da concepção virginal de Jesus. Tema fundamental para o catolicismo, mas que também cruza teologias protestantes delicadas. Tema certamente glorioso, mas que por razões de respeito, por motivos relacionados com a economia da minha palestra, eu não vou tratar. Porque o que eu acho importante é que, mesmo aqui, no caso de Maria, e através do trabalho do Espírito Santo, nos encontramos no contexto daquelas histórias de constrangimento, de problemas, de histórias de amor e afeto que não são histórias lineares, mas humanas, das pessoas humildes e pobres, histórias de mulheres que não podem ter filhos ou que os tinham pelo caminho errado. Para aqueles que conheciam Maria, ela não cumpriu as promessas de noivado, e por isso era uma mulher desonesta. A resposta de Maria a todos esse emaranhado intrincado é muito alta e muito simples: eu sou a serva do Senhor, ele fez comigo o que disse. Humilhação, aceitação humildade da vontade de Deus. A perda e coragem. A resposta de fé: a minha alma exalta o Senhor e meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque olhou para sua humilde serva. Eis que, de agora em diante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, porque o Poderoso fez em mim maravilhas e Santo é o seu nome.
Terceira data, 431 d.C., Éfeso, na Ásia Menor. Lugar e período de muita discussão entre os cristãos. O cristianismo se desenvolveu no Oriente através de lacerações dolorosas e debates acalorados. Um novo problema surgiu. Era difícil para alguns cristãos, que poderiam ser chamados espiritualistas, aceitar plenamente a humanidade de Deus. Deus habita as alturas elevadas, nós não. E também para o filho de Maria, para Jesus de Nazaré, como seria possível tornar mais racionalmente clara com distinções precisas? Por exemplo, se poderia dizer que Jesus, o filho de Maria, era apenas um homem, certamente eleito, porque guiado e inspirado pelo verdadeiro Cristo, eterno e verdadeiramente divino. Este, filho do Pai, o divino, mas não o filho de sua mãe. O Cristo-Deus no alto e Jesus em baixo, ligados, mas não unidos na mesma pessoa. Aqui está uma forma fácil e razoável para salvar a divindade de Deus, sem contaminá-la nem misturar com este mundo impuro. Toda a igreja, em seguida, se reuniu em conselho na cidade de Éfeso e decidiu que não é assim. Ela entendeu que Cristo é o filho do Pai e também filho de sua mãe. E para expressar esse conceito em uma fórmula declarou Maria "Mãe de Deus". A fórmula pode parecer surpreendente hoje. A encarnação de Deus e a humanidade são coisas sérias. Elas indicam rebaixamento e aniquilação. Elas indicam a renúncia de Deus de sua santidade e separação. Elas indicam a renúncia de Deus à sua própria pureza. E tudo isso através do corpo de uma mulher. Então, Jesus Cristo, o Senhor é nascido de mulher.
Podemos agora avaliar a solidariedade de Maria com as outras mulheres da genealogia de Mateus. Todas essas mulheres quebram, de uma forma ou de outra, a obsessão com a pureza. Da pureza moral, de pureza étnica, a pureza da Lei. Maria rompe e contamina, com suas entranhas, a mesma pureza sagrada de Deus. Em seu corpo isso acontece, basta seguir a fórmula de Éfeso "mãe de Deus". O que acontece em seu corpo é que Deus não permanece puro em sua espiritualidade, em suas alturas. Deus se mistura com a carne de Maria, no seu ventre. Por esta razão dizemos aos irmãos católicos, respeitosamente, mas com firmeza, que estamos em desacordo com a santificação de Maria, com seus altares de culto. Maria pertence à história das misturas e dos embaraços, do mundo da natureza grande e problemática das grandes contradições. Ela pertence ao nosso mundo humano, ao emaranhado insolúvel de esperança e de miséria, humilhação e oração. Em seu louvor do Magnificat está toda a voz dos pobres, daqueles que são tão pobres que somente podem esperar em Deus, no Deus que exalta os humildes e enche de bens os famintos. Neste mundo, a menina de Nazaré está em sua casa. O mundo cuja pureza celestial nunca conheceu.
Amém.
Fabrizio Oppo
Fonte:
http://www.ucebi.it/biblicamente/

Para ler mais sobre Maria acesse:
MARIA - a mãe do Senhor
Cinco mães na Bíblia


Nenhum comentário:

Postar um comentário