sexta-feira, 10 de maio de 2019

Doenças da Alma – VIROSES


Com certeza, essa situação é bem comum. Uma série de sintomas e mal-estar nos leva ao médico, e o doutor pronuncia seu diagnóstico: – É virose! E, para os ouvidos leigos, essa sentença se impõe com uma ambiguidade quase pior que a própria doença. – O que será que eu tenho!?
Antes que o mal cause estragos maiores, vamos entendê-lo. Por virose se diz de todo mal e doença causado por um vírus – minúsculos agentes infeciosos que invadem nossos corpos e trazem transtornos vários. Ou seja, virose não uma doença específica (por isso, no título usei o plural).
Em geral os sintomas físicos são febres, vômitos e diarreias – que é o corpo reagindo ao agente do mal e tentando expulsá-lo – dores espalhadas pelo corpo e falta de apetite. Nas viroses mais simples os sintomas costumam desaparecer em poucos dias, é que o próprio corpo ganhou a batalha contra os invasores.
Viroses também infectam nossa alma e causam sintomas espirituais. A febre, que é um calor doentio. Vômitos e diarreias, na tentativa de extirpar o mal espiritual. Dores, pois a alma já está sofrendo. Falta de apetite, quando a luta se torna mais complicada.
Então, para não ficar nestes diagnósticos generalizados, permita-me citar algumas mais comuns viroses da alma que podem acometer um cristão:
Sarampo – Os sintomas em geral são as manchas na pele (embora possa vir acompanhado de febre, dores, tosse e corrimento nasal). O sarampo mancha a alma do cristão e é transmitido pela saliva contaminada pelo vírus da malícia e maledicência.
Rubéola – É bem parecido com o sarampo, embora seu agente infeccioso seja diferente, com diagnóstico de manchas avermelhadas. O perigo maior é quando infecta grávidas, pois causa malformações no feto. O cristão doente de rubéola espiritual precisa de tratamento urgente para que não gere cristãos também deformados.
Catapora – Também conhecida como varicela. Apresenta como sintoma, além dos comuns a outras viroses, bolhas e caroços generalizados. Essa doença requer cuidados especiais por que costuma deixar sinais e imperfeições na alma que ficam como traumas e sequelas para a vida toda.
Dengue – E aqui faço acompanhar das suas irmãs: chikungunya e zica. Tida como doença tropical, a dengue infecta a alma e ali permanece em período de incubação, quando não apresenta sintomas, até que finalmente expõe todo o seu mal. Geralmente debilita o cristão, incapacitando-o para seu trabalho santo, e algumas vezes termina em morte espiritual.
Caxumba – Ou papeira. Visivelmente a marca mais característica é o inchaço das glândulas da saliva (no pescoço) o que implica na dificuldade de ingerir o sólido alimento espiritual. Se não tratada pode levar inclusive à surdez espiritual, mal que vai comprometer a boa saúde da alma, e à infertilidade.
Varíola – Essa está entre as mais antigas moléstias conhecidas da humanidade, porém hoje a doença é tida como erradicada. Ela trazia como sintomas o aparecimento fístulas que são caroços que deformam completamente o corpo. Todo mal que deforma nossa alma também deve ser erradicado.
Raiva – Virose que ataca o sistema nervoso central provocando sintomas como confusão mental, agressividade, alucinações, paralisia motora e salivação excessiva entre outros. Ela é transmitida no contato com animais infectados. Na alma, esta doença causada pelo contato com bestas espirituais raivosas, provoca toda espécie de transtorno, destruindo o sistema espiritual central e levando fatalmente à morte.
Estas são apenas algumas viroses (sei que há outras que também infectam nossa alma). Mas em todo caso o importante é a prevenção que se dá, na maioria dos casos, através de vacinação apropriada e principalmente com a adoção de medidas de higiene e alimentação adequada.
Veja o que o Médico recomenda como medida de prevenção à qualquer virose:
Tomem a santa e correta vacina divina que os fará resistir ao diabo, mantenha-a em dia. Cuidem da higiene espiritual: limpem as mãos e purifiquem seus corações (leia a profilaxia completa em Tg 4:7-10).


Nenhum comentário:

Postar um comentário