sexta-feira, 26 de abril de 2019

Doenças da Alma – HEPATITE


Mais uma doença da alma merece nossa atenção, a hepatite – neste caso, um termo genérico para se referir a diferentes tipos de moléstias que afligem o ser humano. Em linhas gerais, hepatite é uma inflamação do fígado causada por vírus, acúmulo de gordura, reação alcoólica ou medicamentosa, ou ainda outros fatores de menor incidência.
Antes de dar atenção à hepatite, como mal, é importante conhecer o fígado, o órgão diretamente afetado pela inflamação. O fígado é a maior glândula do corpo humano e pertence ao sistema digestivo, funcionando como a principal usina de processamento do corpo. Ele produz a bile que atua na digestão, armazena nutrientes e promove uma verdadeira desintoxicação do organismo.
Sendo assim, o bom funcionamento do fígado é sinal de que toda a ‘máquina’ está funcionando bem. O contrário também é verdade: a hepatite aponta para problemas que, muitas das vezes, vão além do próprio órgão.
Da mesma forma acontece com a alma. Para manter uma vida espiritual saudável e produtiva é sempre necessário se alimentar adequadamente e esse alimento ser absorvido, processado e fornecer nutrientes para todo o corpo. Mas fatores diversos inflamam o fígado espiritual impossibilitando o mesmo de funcionar a contento – e ainda tem a problemática da intoxicação da alma.
É certo que o ser humano está constantemente exposto a vírus espirituais e, por falta de vacinação ou proteção adequada, eles podem se infiltrar causando males e doenças. A própria Bíblia já instrui para se estar alerta e vigilante pois o diabo, como terrível vírus, nos circunda procurando a quem infectar (de 1Pe 5:8).
Mas quando esta barreira espiritual falha, por falta de vigilância quer na proteção adequada quer na insistência em uma alimentação não-saudável, a hepatite espiritual compromete toda a vida humana. A digestão espiritual não se realiza como deveria, os nutrientes necessários não são armazenados nem distribuídos de forma correta e suficiente, e nem a desintoxicação da alma nos livra de outros tantos males.
Fica o alerta. Como muitas vezes somos relaxados na proteção devida às investidas do vírus-diabo! Como comemos tanta ‘porcaria’ espiritual por aí e nosso fígado sofre!
E pode piorar. Em alguns casos a infamação hepática chega a tal ponto que se configura como cirrose – que é uma condição médica em que o fígado deixa de funcionar por completo. E da mesma forma na alma. Há casos em que a inflamação do fígado espiritual é tão grave que ele deixa de funcionar, trazendo como consequência a morte espiritual do cristão.
Essa é a sequência: uma prevenção mal feita ou alimentação inadequada, uma infecção viral no fígado espiritual, o vírus diabólico do pecado se aloja e, se não tratado, inutiliza o órgão impossibilitando a absorção dos nutrientes pela alma humana e o contaminando por completo, daí segue-se a morte espiritual.
Um mal espiritual como esse requer toda a atenção, exames preventivos e cuidados ininterruptos. Há vacinas a serem tomadas. Barreiras a serem estabelecidas. E a alimentação deve ser balanceada e saudável – lembre-se de que o fígado está ligado ao aparelho digestivo.
Quanto à alimentação, a recomendação é simples e conhecida. Prefira a saudável alimentação espiritual que provém da palavra de Deus (nunca se esqueça de Mt 4:4 e observe também Jr 15:16 e 1Pe 2:2). A escolha correta do se come fará uma diferença fundamental. O outro caminho é doença e morte.
Quanto à barreira de proteção contra as infestações virais, o receituário bíblico aponta para uma aproximação e submissão integral ao próprio Deus para que não haja contaminação (leia em Tg 4:7-10). E o texto ainda fala em mãos lavadas, coração puro, tristeza pelo pecado e humilhação diante de Deus.
Quem assim procede e se alimenta de Deus terá vida e saúde (leia o desafio de Am 5:4).

Nenhum comentário:

Postar um comentário