terça-feira, 30 de abril de 2019

A MANIFESTAÇÃO DO ESPÍRITO – distinções comparativas entre Atos 8 e 10


Dentre as manifestações perceptíveis do Espirito Santos no livro de Atos do Apóstolos duas nos chamam a atenção, são elas: as manifestações narradas nos capítulos oito e dez.
Elas são destacadas não por terem objetivos específicos, pois todas as manifestações do Espírito Santo registradas neste livro também o tiveram, mas por serem tão distintas entre si e, mesmo assim, ainda expressarem os mesmos princípios gerais.
No capítulo 8 de Atos o Espírito Santo é derramado sobre os samaritanos. Ali é quando o evangelho rompe a primeira a barreira, saindo dos círculos fechados dos judeus e galileus em Jerusalém. No capítulo 10 ele vem sobre os gentios ainda pela primeira vez para que o preconceito contra eles também fosse quebrado. Porém, em ambas, a causa primeira é única: fazer com que o evangelho nesses lugares e contextos pudesse ser reconhecido pelos cristãos de Jerusalém. Além do mais, em nenhum dos casos os que receberam, pediram a manifestação.
No caso no capítulo 8, a manifestação ocorre sob a instrumentalidade da imposição de mãos sobre os que receberam o Espírito, enquanto que no capítulo 10 o Espírito se manifestou enquanto Pedro ainda falava.
Outra diferença significativa é que em At 8 os que receberam o Espírito já haviam sido batizados em água, enquanto que em At 10 os que receberam a manifestação são tidos apenas com tementes a Deus e estavam tendo contato com a mensagem cristã pela primeira vez. Logo, o Espírito Santo e sua manifestação não é fruto de aperfeiçoamento cristão e nem se caracteriza como uma segunda bênção e nem, muito menos, como privilégio de alguns pois em ambos os casos a manifestação se deu sobre todos os que estavam presentes na reunião.
Também merece atenção que no capítulo oito não é registrado o falar em línguas enquanto que, no capítulo dez, tal fato é registrado. Isso nos leva a crer que falar em línguas estranhas não é uma forma fixa ou padrão único de o Espírito Santo se manifestar de modo perceptível – pode acontecer ou não.
E, por fim, outra diferença é que depois da manifestação anotada em At 8 os discípulos voltaram anunciando o evangelho de cidade em cidade e na manifestação de At 10 apenas é dito dos que receberam o Espírito, que eles foram batizados.
A verdade bíblica exposta, comparando as diferentes manifestações perceptíveis do Espírito Santo, é que ele sempre age no meio da igreja mas se manifesta quando e como quer, e onde ele mesmo julga necessário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário