terça-feira, 9 de abril de 2019

Antídotos contra a arrogância

Na semana passada, minha cunhada Ester me encaminhou alguns pontos, frutos de sua devocional, que ela rascunhou baseados no texto de Provérbios capítulo 3 e que intitulou como ANTÍDOTOS CONTRA A ARROGÂNCIA. Na ocasião eu sugeri que ela explorasse mais cada um dos pontos listados pois tinha potencial para enriquecer a reflexão. Ela se prontificou para fazer.
Também aproveitei para pedir autorização para compartilhar os pontos iniciais de sua devocional. Então, com a devida autorização, compartilho aqui os pontos.

1. Não dependa do seu próprio entendimento. Confie no Senhor intensamente/radicalmente.
2. Não se impressione com sua própria sabedoria. Tema ao Senhor e afaste-se do mal/mantenha a vigilância quanto a si mesmo e às armadilhas/gatilhos/pontos vulneráveis que ainda existem dentro de você.
3. Honre o Senhor com suas riquezas. Do contrário, elas podem se tornar fonte de arrogância.
4. Não rejeite* a disciplina do Senhor. Não desanime quando ele o corrigir.
  • Aqui há uma observação interessante a se fazer: em outra tradução o rejeitar aparece como “não te enojes”. Isso traz uma ideia muito mais densa que aprofunda o confronto da Palavra. Pois, traduz a emoção por trás da atitude ou postura do arrogante – DESPREZO. De acordo com uma pesquisa básica, amplia a possibilidade de traduzir esse termo por detestar, enfadar-se, estar farto.
5. Encontre-se com A SABEDORIA. A partir do verso 13, a fonte agora é outra: o Espírito Santo que personifica aqui a sabedoria vinda de Deus. Ao encontrar-se com ela o ser humano é feliz, tem vida longa, riqueza e honra. É guiado por estradas agradáveis e tem uma vida de paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário