terça-feira, 14 de agosto de 2012

Disciplina cristã XII – CRESCIMENTO ESPIRITUAL


Já sabemos que disciplina cristã é resultado de uma vida dedicada e esforçada em cumprir o planejamento de Deus para o cristão.  Neste sentido, sem empenho e comprometimento não há crescimento ordenado e disciplinado: o que nasce menino na fé, assim permanece sem alcançar objetivo algum (vá a Ef 4:13).
Na Bíblia encontramos indicações seguras de como vivenciar esta disciplina cristã com propriedade.  O profeta Oseias é o ponto de partida.
Conheçamos o SENHOR;
esforcemo-nos por conhecê-lo.
(Os 6:3a)
A disciplina do crescimento espiritual, como toda disciplina cristã, começa com uma disposição interior de fazer a vontade de Deus e viver de acordo com ela.  É preciso ter iniciativa e esforço no sentido de buscar sempre o amadurecimento.  Na mesma linha, o autor aos Hebreus instrui sobre a necessidade de prosseguir deixando os rudimentos da fé que, mesmo indispensáveis, mas precisam ser superados para que avencemos para a maturidade (Hb 6:1).  E o próprio autor se inclui neste empenho: assim faremos, se Deus o permitir (Hb 6:3). 
Outro aspecto a se destacar é que para crescer espiritualmente é necessário se nutrir adequadamente (sobre isso, a adoção de outras disciplinas como oração e leitura bíblica muito ajudam). 
Voltando a figura do novo nascimento.  Como recém nascido na fé o cristão precisa do alimento apropriado para o crescimento espiritual acontecer com disciplina, então se deve começar com o puro leite espiritual (expressão de 1Pe 2:2) – e isso deve ser feito de maneira regular e constante.  Assim como no corpo físico, no espírito é fundamental haver desde cedo nutrientes divinos para o crescimento sadio.
À medida, porém, que o crente cresce, o leite então já não oferece subsídios adequados para continuar o processo disciplinado de crescimento espiritual.  Ou seja, quem começou tomando apenas leite não pode sempre continuar assim, é preciso partir com determinação em busca de novos alimentos que forneçam nutrientes adequados para continuar crescendo e se desenvolvendo (Hb 5:12-13 aponta isto claramente).
Devo ainda citar também aqui a instrução paulina aos cristãos de Corinto como bom modelo da disciplina do crescimento espiritual:
E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é Espírito.
(2Co 3:18)

2 comentários:

  1. graças a Deus, pude beber dos conhecimentos dados pelo escritor, porém, peço-lhe encarecidamente que quando quiser partilhar daquilo que sabe acerca do nosso Deus, que argumente mais, pois deste jeito já meu deixou com bastante água na boca..............

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Claudio, obrigado pelo comentário.
      Realmente o que trazemos aqui são apenas reflexões bíblicas. Reconheço que embora não haja proibições para grandes textos e argumentações mais profundas, a maioria dos leitores prefere pequenas escrevinhações. Temas como este de Crescimento Cristão, de verdade, merecem um aprofundamento maior. Entre em contato comigo, acredito que juntos poderemos crescer em Cristo.
      Um abraço.

      Excluir