sexta-feira, 31 de agosto de 2012

OUVIRAM O QUE FOI DITO...


Por pelo menos cinco vezes, no Sermão do Monte, Mateus observa Jesus dizer: Ouviram o que foi dito... Para depois completar: Eu, porém digo agora a vocês...  Demonstrando uma nítida linha de oposição entre ambos os dizeres.  Isso é um dado – ponto.  Mas, o que podemos aprender destas informações?
Primeiro, que Jesus não somente conhecia a Lei dada aos judeus, como também se sabia superior a ela.  Embora não invalidasse o que fora dito, Jesus certamente ultrapassou e ampliou o sentido da Lei dando-lhe o real significado. 
Ora, Jesus é a irrupção da era da graça, logo a Lei formal dada aos antigos precisava ser superada.  Já não mais deveremos viver sob o império da Lei que nos julga e condena pelos nossos pecados.  Agora estamos sendo absolvidos pela dádiva da graça que advém de Jesus e nos condiciona a um novo relacionamento com Deus.
Também, na nova dimensão apresentada por Jesus, a Lei não é mais exterior, mas sim interior.  O importante não é cumprir ritos e obrigações legais, nem diante dos seres humanos, nem diante de Deus.  O importante é a intenção de ações que move corações e vida para um encontro real e pessoal com Deus e com o próximo.  A graça brota em um coração que se aproxima intencionalmente da vontade de Deus e não da satisfação de determinados imperativos éticos.
Hoje que sabemos que em Cristo a graça superou a Lei, vivamos com intenção a nova relação que Cristo nos apresenta para com Deus.

2 comentários: