terça-feira, 25 de janeiro de 2022

APRESENTANDO O QUARTO EVANGELHO

 


O quarto Evangelho que encontramos em nossas Bíblias é nomeado como: Evangelho de João.  Ele não é apenas mais um texto que apresenta a vida terrena de Jesus e seu ministério.  Diferente dos três anteriores (Mateus, Marcos e Lucas), João não tem como preocupação somente narrar a história e fatos da vida de Jesus Cristo.  É mais que isso: João nos dá uma reflexão profunda sobre quem é Jesus, sua divindade e as implicações de sua vinda à terra.

Quanto à autoria do texto, o seu nome próprio não é apresentado em nenhum momento da escritura; mas no verso de 21:24 temos uma referência a ele: o discípulo que dá testemunho.  Mas quem seria ele?  O que podemos afirmar com certeza é que se tratava de um discípulo que privava do círculo íntimo de Jesus e que com frequência se refere a si mesmo com a expressão: o discípulo a quem Jesus amava.

Assim, o nome mais provável seria o de João, que junto com Pedro e Tiago é apresentado em todos os evangelhos como alguém bem próximo a Jesus (confira por exemplo Mt 17:1 e Mc 5:37).  Sendo ele, o Evangelho de João deve ter sido escrito em Éfeso, onde o apóstolo liderou uma comunidade cristã até o final do primeiro século.

E quanto ao objetivo da Escritura, o próprio texto assume que muitas outras coisas ainda poderiam ser escritas (Jo 21:25), mas estas foram selecionadas para oferecer argumentos suficientes para que possam crer que Jesus é o Cristo – o Filho de Deus.  E, crendo, possam ter vida em seu nome (Jo 20:31).

2 comentários:

  1. Excelente! Gosto do livro de João pois apresenta Jesus como Deus, sem princípio nem fim. Ele continua cumprindo sua finalidade de apresentar Jesus para a salvação dos pecadores. Ycléa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Quarto Evangelho é base para nossa compreensão teológica de Jesus Cristo: verdadeiro homem e Verdadeiro Deus - histórico e eterno - sofredor e vitorioso

      Excluir