terça-feira, 27 de março de 2012

Salmo 116 – uma leitura


O contexto que gerou a adoração na eira de Araúna foi a reparação por um ato equivocado praticado por Davi (confira em 2Sm 24).  Por outro lado, quando lemos o Sl 116 o que realmente motiva o sacrifício é o desejo de retribuir toda a bondade demonstrada pelo Senhor (Sl 116:12).
Em comum, porém, em ambos os casos, pode ser notada a súplica pelo auxílio divino diante do infortúnio.  Davi clamou diante da repreensão divina: Agora, SENHOR, eu imploro que perdoes o pecado do teu servo (2Sm 24:10).  O salmista também apresentou o seu clamor:
As cordas da morte me envolveram,
as angústias do Sheol vieram sobre mim;
aflição e tristeza me dominaram.
Então, clamei pelo nome do SENHOR:
Livra-me, SENHOR!
(Sl 116:3-4)
Também em ambos os casos, o clamor deu lugar aos sacrifícios de adoração.  O salmista reconhece que somente o Senhor é misericordioso para livrar a sua alma aflita (Sl 116:5).  E se questiona como retribuir por bênçãos sem medida.  O salmista então conclui que a única maneira é adorando ao Senhor:
Oferecerei a ti um sacrifício de gratidão
e invocarei o nome do SENHOR,
Cumprirei para com o SENHOR
os meus votos,
na presença de todo o seu povo,
nos pátios da casa do SENHOR,
no seu interior, ó Jerusalém
Aleluia!!
(Sl 116:17-19)

68 comentários:

  1. Ao citar Davi no texto de Samuel o senhor está querendo sugerir que ele é o salmista do Salmo 116?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente o Sl 116 como se encontra em nossa Bíblia é um poema anônimo. Ele faz parte do grupo chamado de Hallel (Sl 113 a 118) e que eram entoados nas celebrações pascais em Israel.
      Ao refletir sobre ele, comparando com a adoração de Davi na eira de Araúna, faço uso de um recurso de interpretação bíblica que é fazer um texto espelhar o outro e assim enriquecer a compreensão do sagrado, sem que isso implique em autoria conjunta.
      Oro apenas para que a atitude dos heróis bíblicos encontre eco na vida de cada um de nós.
      Um abraço.

      Excluir
    2. Sábia resposta, adorei...Deus o abençoe!

      Excluir
    3. Obrigado pelo esclarecimento 🙏🏿

      Excluir
    4. DAVI UM EXÍMIO ADORADOR, UM HOMEM SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS!
      O livro de Salmos atribui pelo menos 73 salmosa Davi. Apesar da Bíblia não revelar o autor do salmo 116, quem está habituado e familiarizado com os salmos de Davi, acredita que este também pertence a ele.

      Excluir
  2. Obrigada suas palavras me foram muito uteis

    ResponderExcluir
  3. Paz do Senhor amada ,peço desculpa pois naquele horário estava sem condições.
    Estou seguindo seu blog e seu banner esta na Lady Regina.
    Confira: http://ladymaregina.blogspot.com.br Agradeço por me convidar , feliz em fazer parte.

    ResponderExcluir
  4. A PAZ DO SENHOR ME EXPLICA SOBRE O VERSO 11 DO SALMO 116.





























    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, o Salmo 116 é uma súplica. O salmista está aflito e narra todo o drama que se passa em seu interior - até por isso o Salmo é intenso! Ele fala cordas de morte, angústia do inferno, aflição e tristeza que dominam sua alma. Em meio a tal pânico ele se desespera e conclui que ninguém merece confiança. Assim é o homem em seus aperreios diários. Como deixar a confiança se expressar em meio a tantas angústias e dores na alma? Quando o desespero anuvia o espírito, as esperanças se vão!
      Mas o salmista, apesar da situação, consegue crer num Deus que do caos pode fazer surgir toda a sua bondade, por isso depois da tempestade ele pode dizer: "Retorne ao seu descanso, ó minha alma, porque o Senhor tem sido bom para você!" (Sl 116:7). e é então que ele se dispõe a cumprir seus votos de louvor.

      Excluir
    2. 116:11 ALMEIDA ATUALIZADA:

      Eu dizia na minha precipitação: Todos os homens são mentirosos.

      Excluir
  5. Versos16; ninguém comenta nada a respeito, nesse verso Davisso nos diz que sua mãe era alguém que senvia ao Senhoredor, logo ele nos faz ver de que cepa ele, ninguém se torna um adorador da qualidade dele, sem ter tido um exemplo em casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa observação querida. Realmente o salmista reconhece que assim como sua mãe, ele também se apresentava como servo do Senhor, pois suas correntes de escravidão tinha sido rompidas. Este era também o motivo de oferecer ao Senhor sacrifício de gratidão.
      Abr.

      Excluir
  6. A Paz do Senhor, queria uma explicação sobre o verso 16 deste salmo, (sou teu servo, filho da tua serva) a quem se refere esta serva?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Salmo 116 é anônimo. Logo não sabemos nem quem o escreveu e também sua mãe. Mas temos o registro da herança bendita que passou de mãe para filho de serviço, submissão e adoração ao Deus que nos livra todos os nossos embaraços. Deus promete tratar com bondade até mil gerações dos o amam e obedecem seus mandamentos (leia Êx 20:6). Então, não sei quem é a esta serva, mas sei o que a bela poesia do texto de diz: o bom exemplo da mãe transbordou para seu filho e, sem dúvida, isso se tornou um trunfo espiritual para o salmista.

      Excluir
  7. Ouvi de um pregador que o autor do salmo 116 foi o rei Ezequias.
    Issa informação procede??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na versão que temos em nossas Bíblias, o Salmo 116 é anônimo. Várias hipóteses já foram levantadas sobre sua autoria, algumas com maior ou menor grau de possibilidade. O rei Ezequias é uma delas. Na verdade fica difícil afirmar com precisão quem o escreveu. Ele, o Salmo, é parte da celebração da Páscoa judaica desde há muito tempo - na época de Jesus já era assim. Mas quem o escreveu de certeza hoje ninguém sabe.

      Excluir
    2. Versículo 13 do salmo 116 oque é o cálice oque o salmista tenta expressar ai

      Excluir
    3. O salmo em sua linguagem poética se utiliza da figura do cálice com elemento de celebração. Provavelmente tenha em mente a figura da celebração da páscoa onde o cálice de vinho é erguido para festejar a saída - "salvação" - do Egito. Para nós fica a certeza de que nada nos resta a fazer diante da grande ação bondosa do Senhor por nós anão ser celebrar bastante a sua graça e invocar o seu Nome em adoração.

      Excluir
  8. A paz do senhor Pr.Jabes,há um texto bíblico sobre o cerco do rei senaqueribe fazendo ameaças e confrontos contra o rei ezequias,
    2REIS:19.16- será este texto a base indicando que o rei ezequias foi o escritor do salmos116 - Ou não procede ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A hipótese do rei Ezequias como autor do Salmo 116 é bem plausível. Embora sem documentação ou comprovação histórica incontestável que a comprove. Logo não é conclusiva. Eu, pessoalmente, acho que é anterior ao século VII a.C. - época em que viveu o rei Ezequias - mas também é só hipótese sem comprovação.
      Independente do autor específico, como Salmo bíblico, o texto continua me inspirando a diante de adversidades, continuar oferecendo ao Senhor sacrifícios de gratidão e invocando o seu nome.

      Excluir
  9. Pastor, bom dia!!!
    Seguindo esse paralelo com a angustia de Davi, a quem ele se referia na falta de confiança, descrita no verso 11? Em si mesmo, devido ser homem falho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia querido
      O texto demonstra uma desconfiança generalizada em relação a todo ser humano - entendo que inclusive a ele mesmo - e nisto também estava a angústia do salmista.
      Mas é do meio da angústia que posso reconhecer a bondade e o cuidado de Deus para com seus servos, por isso eu o invoco e me dispõe a cumprir meus votos antigos.
      Para glória dele.

      Excluir
  10. Eu também ouvi um determinado pastor atribuindo o salmo 116 ao rei Ezequias e sempre tive dúvidas por que nunca encontrei resposta sobre o assunto. Hoje compreendi que existe, realmente uma ambiguidade e concordar com o pr Jabes quando diz: " Independente do autor específico, como Salmo bíblico, o texto continua me inspirando a diante de adversidades, continuar oferecendo ao Senhor sacrifícios de gratidão e invocando o seu nome."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graças a Deus por ELE é o autor e inspirador das verdades bíblicas. Continue confiando nisso.
      Abr.

      Excluir
  11. Agradeço cada informação citada acima,e pergunta pois foram minha e de muitos,e a resposta um poema que saí da alma de um servo,como hoje espresssamo que darei por todo benefícios será sempre pouco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A glória seja a Deus, a quem sempre entregar nossas ofertas de gratidão.
      Abr

      Excluir
  12. Então foi Ezequias ou da Davi que escreveu salmos 116

    ResponderExcluir
  13. Foi Ezequias ou da Davi que escreveu salmos 116

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Salmo como temos na versão de nossa Bíblias hoje é anônimo. Então não há registro oficial de quem o escreveu - só hipóteses e especulações. Os Reis Davi e Ezequias são fortes candidatos.
      Eu pessoalmente não tenho convicção formada. Penso que o rei Ezequias seria uma boa possibilidade.
      Mas como sempre, insisto que o que realmente importa é que aqui temos o registro da Palavra de Deus.
      Abr

      Excluir
  14. TIRO MINHAS DÚVIDAS AQUI...
    QUE DEUS VOS ABENÇOE POR NOS FAZER CRESCER NA GRAÇA E CONHECIMENTO .
    Cantor Naninho Alves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado querido.
      A glória seja a que nos agracia com sua presença gloriosa.
      Abr.

      Excluir
    2. Parabéns, pastor! O senhor é muito conhecedor das Escrituras Sagradas, e , A expõe com zelo. Amei os esclarecimentos acerca das dúvidas que tínhamos sobre a passagem bíblica em questão ( Samo 116). Estarei ministrando esse Salmo, e estou procurando me aperfeiçoar pesquisando algumas comentários de pessoas capacitadas.Obrigada! Deus continue abençoando sua vida ministerial.

      Excluir
  15. Boa tarde partir jabes sinto algo muito forte ao ler o verso 12 que darei ao SENHOR por todos seus benefícios para comigo,sinto uma expressão do autor de se doar sua vida seu coração,o que podemos dar ao SENHOR se ele é autor dono de tudo, então sinto que tenho cada dia buscar adorar ao SENHOR com a minha vida.zenilda Aguiar

    ResponderExcluir
  16. Muito bom entendimento parabéns a todos

    ResponderExcluir
  17. Ao ler o Salmo 116, me emocionei a cada verso lido! Dai comecei a pesquisar sobre o salmo e me deparei com esse dialogo maravilhoso e esclarecedor! Que servo do Senhor o Jabes Nogueira Filho, que paciência e sabedoria ao ensinar/explicar, que o Senhor nosso Deus continue abençoando a tua vida servo do Senhor!!!

    ResponderExcluir
  18. Ao ler o Salmo 116, fiquei muito emocionada, e passei a pesquisar sobre o salmo e me deparei com esse dialogo esclarecedor! Meu Deus, o Jabes Nogueira Filho é dotado de paciência e sabedoria dada por Deus, podemos observar nos seus escritos tanto nos textos como principalmente nas respostas, nas explicações a cada pergunta!!!Que o Senhor nosso Deus continue abençoando a sua vida servo de Deus!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém querida.
      Eu me alegro que o Salmo tenha lhe trazido emoção. Isso certamente no leva para mais perto de Deus.
      Toda paciência e sabedoria é resultado da ação divina sobre seu servo.
      A ele seja a glória

      Excluir
  19. Muito bem esclarecido Deus continue o abençoando.

    ResponderExcluir
  20. Boa noite.. fiz um estudo bíblico sobre as enfermidades da alma. E este salmo meu deu informações pra explicar sobre a sindrome do pânico... tipo os sintomas e o de se encontra o refúgio pra cura.. vê. Interessante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente os Salmos são medicina para nossa alma. Eles expressam cada nuance do nosso íntimo e por isso podem trazer cura vinda diretamente das fontes eternas.
      Continue a beber dele e terá certamente refugio e cura para qualquer síndrome.
      Abr.

      Excluir
  21. obrigada a todos. muito edificante. Deus continue lhe abencoando pr. Jabes.

    ResponderExcluir
  22. Graça e Paz, podemos ministrar essa palavra Davi sendo a pessoa que súplica a Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Palavra de Deus é sempre viva e eficaz. Ela sempre pode nos servir de fonte de consolo, súplica e ministração.

      Excluir
  23. Bom é adorar o Senhor e ser grato é o que interessa.
    Vivia perdido das trevas o Senhor mim tirou não quero saber nos livros sagrados quem foi o seu autor de uma coisa tenho certeza que em cada livro tem o dedeo do Senhor.

    ResponderExcluir
  24. Jabes agradeço por sua dedicação em responder aos questionamentos. gostaria de saber se vc tem vídeo aulas gravados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido, eu que agradeço por poder interagir e compartilhar um pouco daquilo que o Senhor me confiou.
      Quanto a vídeos com aulas, tenho um canal no You Tube mas não tem muita coisa lá. Penso em recheá-lo melhor, mas ainda não deu. Por enquanto dê uma olhada lá e espero quer possa contribuir um pouco.
      Abr

      Excluir
  25. A paz do senhor.
    Eu queria saber de quem realmente Davi estava falando a respeito de ser perseguido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz querido,
      Eu penso que não foi propriamente o Rei Davi quem escreveu as palavras do Salmo 116, então isso deve significar que o Salmo não vai apontar a nenhuma perseguição ao Rei.
      Mas como texto bíblico e parte da Revelação ele traz lições a inspiração para nos encaminhar em nossa história enquanto enfrentamos nossas agruras e perseguições.
      Abr

      Excluir
  26. Em alguns livros ou pesquisas o rei Ezequias é o autor do salmos 116...mais não há registro,sei que esse salmos fala muito a meu respeito,pois antes de aceitar a Jesus eu passei maus momentos,e ele me libertou

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente não há registro que confirme a autoria do Salmo 116. O importante é que ele É a Palavra de Deus, por isso continua a nos falar a trazer conforto e inspiração. Deus o abençoe.

      Excluir
  27. Alguns estudiosos compara o salmos 116 com a passagem de Ezequias que está em Isaías 38... Onde Deus usa o profeta Isaías para falar a Ezequias do fato que seus dias estava contados .. mais ele clamou ao senhor e Deus ouviu suas orações .. e deu mais 15 anos de vida..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa comparação entre o Sl 116 e o episódio do rei Ezequias é comum e faz bastante sentido. Quando a morte nos cerca só nos resta clamar ao Senhor e se oferecer a ele em adoração.
      Que essa seja nossa atitude

      Excluir
  28. A graça e a paz do Senhor Jesus Pastor. Temos como deduzir que esta aflição que o salmista relata no Salmo 116 Foi por conta do pecado que ele transgrediu contra Deus ou uma outra angústia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O texto não é claro quanto a ocasião histórica específica que o gerou. Podemos deduzir que a aflição do salmista era resultado do peso de seus pecados. Mas será dedução apenas.
      A verdade é que seja qual for o motivo que levou a essa angústia de morte, a confiança num Deus que permanece fiel em seus livramentos será certamente o motivo eterno de celbração.
      Abr.

      Excluir
  29. Qual era o contexto da época em que foi escrito o salmo? Pra quem? Qual propósito?

    ResponderExcluir
  30. Qual contexto da época em que foi escrito o salmo? Pra quem foi escrito? Qual propósito? Qual a mensagem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é um Salmo anônimo que encontramos em nossa Bíblia, então não é possível afirmar com toda convicção que , quando ou que circunstância ele composto.
      Ele foi escrito para trazer consolo e novo alento diante das adversidades da vida. Mesmo quando a morte nos envolve como cordas eu continuo crendo que o Senhor continua sendo compassivo e justo.

      Excluir
  31. A paz,eu conheci o salmo 116 através de uma amiga,quando eu estava no estado de depressão e Deus me deu a cura e me libertou de 6 medicamentos,e passei a ler esse salmo e Deus ministro no meu coração uma grande gratidão através desse salmo,mais me despertou a curiosidade de saber quem escreveu o salmo,pois Deus ministro no meu coração meu testemunho de libertação encima do salmo,então pastor não tem como afirmar quem escreveu o salmo 116??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que esse Salmo lhe trouxe novo alento. Deus seja sempre louvado por isso.
      Os Salmos que temos em nossa Bíblia são um indicativo de como levar nossa alma e suas mazelas diante daquele sempre ouve nossa voz e nossa súplica.
      Quanto a autoria: esse é um Salmo anônimo - ou seja, não indicação segura sobre quem o escreveu. Mas com certeza conforta nossa alma nessa caminhada da vida que o Senhor piedoso e justo nos traz sua Palavra mesmo a partir de pessoas desconhecidas. Ele sempre tem seus métodos de fazer as coisas dele.
      Deus abençoe sempre

      Excluir