sexta-feira, 9 de março de 2012

ISSO É O DEDO DE DEUS


Esta flor eu achei num jardim pouco cuidado,
numa repartição pública em Gararu, sertão sergipano.
Isso também é o dedo de Deus!

Cruzei com esta frase em minha leitura bíblica: Isso é o dedo de Deus!  Ela foi dita pelos magos do faraó, tentando se explicar diante da terceira das pragas que se abateram sobre o Egito, antes do êxodo (leia a expressão em Êx 8:19).  Ela, a frase, se destacou frente aos meus olhos, e desde então vem coçando minha cabeça. 
Assim, eu queria trazer um pouco das idéias que povoaram minha cabeça estes dias.  É claro que depois de ruminar sobre o tema já abandonei por completo o contexto original e me dei a liberdade de perceber onde caberia uma exclamação similar: aqui tem o dedo de Deus!  Deixe-me dizer de outra forma: andei tateando e degustando um pouco da vida, buscando aquele tempero (às vezes até secreto!) que traz ao arroz com feijão tradicional de todo dia um gosto próprio e que indica o dedo daquela cozinheira familiar.
Deixe também sua mente e suas sensações vaguearem um pouco comigo e vamos tentar identificar onde podemos perceber o dedo de Deus.
Comece pensando no aconchego de um amigo, no sorriso de mãe ou num olhar fraterno.  São gestos simples, mas que demonstram algo além do superficial.  Depois se volte para aspectos mais insólitos como a paz desfrutada em meio ao caos, o amor apesar do desencanto ou a alegria mesmo entre as lágrimas.  Com certeza isso é o dedo de Deus!
Mas estes exemplos são bem subjetivos e introspectivos.  Eles exigem uma certa dose de sensibilidade espiritual para saborear neles o tempero divino.  Indo mais além, em situações concretas, talvez você até diga que foi o acaso, a fatalidade ou o destino.  Eu, porém insisto: aqui também tem o dedo de Deus.
A Bíblia insiste em afirmar que Deus tem a história em suas mãos (confira as palavras de Is 43:13 por exemplo).  Desta afirmação geral é possível perceber o dedo de Deus na voz familiar que mesmo no meio do barulho de um grande shopping faz com que a criança que se achava perdida sinta segurança; ou na sentença justa declarada para a humilde viúva quando ela até já pensava em desistir frente à lerdeza da justiça.
Vou além.  Também a Bíblia diz que os céus declaram a glória de Deus (leia o Sl 19:1).  E aqui, com um pouco de poesia, não é difícil detectar o dedo de Deus.   É só dá atenção ao mandacaru quando flora na caatinga; ou a brisa do fim de tarde amenizando o calor; ou ainda a lua cheia que nasce brilhantemente linda por detrás da serra no sertão.  O dedo de Deus está em tudo isso!
Então glorifique a Cristo comigo por perceber o salpicado do dedo de Deus no sabor de sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário