sexta-feira, 23 de março de 2012

O SIMPLES COTIDIANO


A minha vida – assim como foi a dos antigos judeus e deve ser a sua também – vive às vezes de altos e baixos.  Umas vezes estou no pico, lá em cima e outras no fosso, lá em baixo.  De resto, na maioria do tempo, vivemos a normalidade do cotidiano.  E, ao contrário dos extremos, quando sou levado a buscar mais a Deus, é a rotina diária que realmente me desafia a colocar minha vida nas mãos do Cristo.
Assim, no simples cotidiano, lendo a Bíblia sem maiores sobressaltos, encontro indicações de que o Mestre tem algo maior e mais significativo para mim no dia-a-dia.  Veja o que encontro nas páginas sagradas:
No curto verso de Jo 7:53 é dito simplesmente que depois de os guardas se admirarem de Jesus e não o prenderem, “cada um foi para sua casa”.  E só!
Em diversas ocasiões também o próprio Jesus, após realizar um milagre, simplesmente instruiu: “...vá para sua casa” (confira em Mt 9:6 ou Lc 8:39).  A lição que fica sobre a verdadeira vida cristã a ser vivida encontra-se no cotidiano da casa.  Lá onde a vida prossegue rotineiramente é que o Mestre quer que eu viva a minha inabalável fé.
Em Pv 30:7-9 o sábio pede a Deus que não lhe dê fortuna nem sacrifícios extremos, mas o básico para viver, pois é nesta condição que deve florescer a sua capacidade de confiar no Senhor. 
Convém lembrar que estas palavras se casam perfeitamente com a Oração Modelo: “Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia” (leia em Mt 6:11).  Jesus ensina a pedir pelo suprimento cotidiano e aprender a confiar nele, tendo apenas as porções diárias.
Um outro exemplo interessante são as palavras que Jesus dirigiu a Tomé: “Felizes os que não viram e creram” (Jo 20:29). 
Permitindo-me aqui uma extrapolação é possível compreender que Jesus está bendizendo o fiel que deposita sua fé no Senhor mesmo que nada de extraordinário lhe aconteça – o fiel que, no cotidiano, sabe reconhecer a Jesus como “Senhor meu e Deus meu!” (foi a exclamação de Tomé em resposta em Jo 20:28).
Vamos pedir a Deus que nos abençoe e nos faça ser fieis em nosso simples cotidiano; que ele assim o fará.

2 comentários: