terça-feira, 24 de agosto de 2021

APOCALIPSE – Cartas de alerta e consolo

  


A partir da leitura das cartas dos capítulos dois e três de Apocalipse, um paralelo deve ser feito para ao mesmo tempo nos alertar e consolar.  Como sempre o faz todo o texto de profecia.  E ela pode ser lida na relação entre o virei e o ao vencedor que se repete em cada carta.  Vejamos seguindo a ordem das cartas:

Para quem se esquece do primeiro amor, caso não haja arrependimento virei e removerei o candeeiro – sem arrependimento não pode haver o brilho do evangelho.  Mas ao vencedor será dado alimentar-se da árvore da vida – o que foi perdido pelo pecado será restaurado (Éfeso).

Aos que são fieis até a morte, virei e darei a coroa da vida.  E igualmente ao vencedor, este não sofrerá os danos da segunda morte – promessas de triunfo e glória (Esmirna).

Àqueles ainda que não se arrependem, fica o alerta: virei sem demora e pelejarei contra eles com a espada da minha boca.  Contudo ao vencedor será dado do maná escondido, uma pedra branca e um novo nome (Pérgamo).

Para os que não se dobram às seduções satânicas, não colocarei outra carga – as lutas da vida já lhe são bastante pesadas – e, na certeza de que virei, conservem o que já tendes.  E ao vencedor, o que guarda até o fim as obras santas, eis que lhe será dado autoridade sobre as nações (Tiatira).

Em todo o caso, fica o alerta de que virei como um ladrão, sem aviso – Apocalipse sempre anuncia a brevidade do tempo.  Ao vencedor fica a promessa de receber vestiduras brancas, não ter o nome apagado do Livro da Vida, mas ouvi-lo confessado diante do Pai (Sardes).

Permanece o alerta: virei sem demora, por isso é fundamental conservar a coroa para que ninguém a roube.  Restando a promessa ao vencedor que será estabelecido como coluna no santuário de Deus, além de receber um novo nome (Filadélfia).

E para a igreja que deixa Cristo do lado de fora é importante observar que virei e chamarei da porta, na esperança de alguns fieis ouvirem e abrirem me permitindo entrar e cear com eles.  A este, ao vencedor, desfrutará de se sentar no trono (Laodiceia).

(Extraído do livro TU ÉS DIGNO - Uma leitura de Apocalipse)

 

 

 

Leia todo o livro TU ÉS DIGNO - Uma leitura de Apocalipse.  Texto comovente, onde eu coloco meu coração e vida à serviço do Reino de Deus.

Tenho certeza que você vai se apaixonar por este belíssimo texto, onde a fidelidade a Palavra de Deus é uma marca registrada.

 


Disponível na:
AD Santos Editora

Nenhum comentário:

Postar um comentário