terça-feira, 10 de agosto de 2021

CASSIANE E A HARPA CRISTÃ – volume 2

  


Em 2014 eu estava procurando algo sobre a Harpa Cristã quando me deparei com as gravações de Cassiane.  Eu já conhecia os trabalhos de Cassiane (embora não a conheça pessoalmente), mas até então ainda não a tinha ouvido cantar a Harpa.

Na época escrevi um post sobre aquela primeira impressão (reveja aqui link).  No ano seguinte, ela lançou o volume 2 de suas gravações de Harpa Cristã.

Bem, desde então sinto que estava devendo uma postagem sobre esse novo trabalho.  Então, aqui vão algumas observações.

 

Para começar, aí vai uma citação.  Assim o site da MK apresentou a obra:

 

Totalmente inédito, o CD Harpa 2 traz 10 canções que ganharam interpretação emocionante de Cassiane, que cresceu ouvindo e cantando esses hinos. Além, claro, de lindos e contemporâneos arranjos do maestro Jairo Manhães, que assina a produção musical. "Essas músicas fazem parte da minha história, da minha formação como cristã. Afinal, sou assembleiana de berço. Por isso é tão especial para mim", compartilha Cassiane.

 

E essa é realmente a percepção que chama a atenção nas canções.  Um misto de hinos tradicionais que tanto nos são significativos com arranjos e registros musicais atuais. 

As letras e as melodias dos hinos encontram ecos em nossa alma por que evocam a sólida fé herdada.  O cristianismo é uma religião histórica – temos dois mil anos de tradição cristã!  E cantar velhos hinos nos traz a certeza que o Deus que falou no passado, aos antigos, ainda é nosso companheiro de jornada.

Assumo que meu criatianismo não nasceu nessa geração!

Mas as novas roupagens musicais conferidas às canções apontam para certeza de que minha fé não caducou pois ainda pode produzir (boas) novidades.  Assim entendo o evangelho – a novidade sempre boa.

É isso mesmo, ouvir Cassiane cantando os velhos hinos de nossa tradição cristã com arranjos novos calca-nos sobre os fundamentos históricos de nossa fé e nos chama para a novidade que o Espírito pode produzir em cada fiel.

Sobre as qualidades vocais da intérprete e sobre os valores musicais do arranjador, entendo ser desnecessário discorrer.  Os anos de trilha juntos já falam por si só.

 

Mas, vamos à sequência do repertório:

 

Começa com (1) Ao estrugir a trombeta (# 469 HC) – iniciar declarando a expectativa cristã da chamada quando chegar o grande dia é sempre um bom começo.  Detalhe: manter o verbo estrugir para se referir ao toque da trombeta é fantástico.  Aleluia porque naquele dia quando soar a sétima serei chamado pelo nome.

Continua. (2) Deus valerá por ti (# 4 HC) – uma canção de aconchego que fala do cuidado divino em meio a desalentos e provações. (3) No jardim (# 296 HC) – quando a noite chegar é com Jesus que quero estar no jardim em oração. (4) Há poder no sangue de Jesus (# 491 HC) – para vencer pecados e vícios e para vivenciar as glórias prometidas, somente através do sangue de Jesus.

O clássico. (5) Tu és fiel, Senhor (# 535 HC) – poucos hinos nos enchem tanto a alma e a convicção cristã como esse clássico.  É declaração de fé e certeza: tua mercê me sustenta e me guarda pois tu és fiel Senhor.

Tem mais. (6) O Senhor da ceifa chama (# 127 HC) – já cantei incontáveis vezes esse hino, mas o arranjo (confesso: inesperado!) fez vibrar as cordas do meu coração suplicando pelo falar de Deus. (7) O exilado (# 36 HC) – cansado desse mundo, nada melhor do que aguardar cantando a certeza de que Jesus me deu fiel promessa que eu para a pátria vou. (8) De valor em valor (# 189 HC) – temas como o da disposição de continuar andando de valor em valor seguindo a Jesus precisam ser cantados e recantados sempre.

Finalizando. (9) A face adorada de Jesus (# 304 HC) – um verdadeiro convite a se juntar à adoração da grei amada na mansão dourada quando veremos a face adorada de Jesus.  E (10) Noite de paz (# 120 HC) – tradicionalíssima canção de natal que nos leva em paz àquela noite diante do presépio que fez resplandecer a luz.

 

Assim, concluo louvando ao Senhor da igreja pela tradição e novidade que Cassiane cantou na esperança e certeza que desde já posso cantar com ela:

 

Glória! Glória! Aleluia!
O meu nome ouvirei Jesus chamar.
Glória! Glória! Aleluia!
Eu espero ouvir Jesus a me chamar.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário