sexta-feira, 13 de agosto de 2021

APOCALIPSE – lições de adoração

  


Da leitura de Apocalipse algumas lições devem ser tiradas quanto à adoração e ao culto em nossa igreja hoje.

Numa primeira leitura, em nenhum lugar há tanta ênfase nesta atitude como no livro da profecia do NT.  Ou seja, nenhuma passagem no Novo Testamento, texto ou livro é tão festivo ou apresenta tantos registros de adoração e louvor como o Livro do Apocalipse.

Assim, os destaques que percorrem todo o livro devem ser também o destaque de nossas reuniões de culto e adoração.  Vejamos.

Primeiramente que louvor verdadeiro é atribuição de crentes verdadeiros.  Deus conhece o seu povo e sabe que somente os redimidos entoam a canção de adoração ao Senhor.  São sempre os que temem, "tanto pequenos como grandes" (Ap 19:5) que louvam a Deus.

Na Revelação bíblica, em meio a todo desenrolar da história, e se desdobrando na eternidade, os salvos são aqueles que os trazem uma palavra de reconhecimento pelo que o Cordeiro fez em suas vidas, e isso trará sempre um cântico novo em seus lábios.

Ainda do livro de Apocalipse também devemos aprender que todo louvor e glória pertencem exclusivamente ao Senhor Deus e ao Cordeiro.

Embora música e arte estejam intimamente ligadas ao ato de adorar, estas não podem significar um fim em si mesmo.  Também o louvor não deve ter como alvo a obra da redenção – ou a fé nela –, as bênçãos de Deus ou qualquer outra manifestação do poder e majestade divina.

Como bem acontece na narração bíblica, qualquer um que buscar a glória e louvor para si estará sob a influência da besta e de seu falso profeta.

É bom lembrar que Deus não divide a sua glória com ninguém.  Assim, muito mais que a primazia na adoração, ele exige de nós a exclusividade na glorificação (exatamente isso é o que Deus diz também através do profeta em Is 42:8)

Finalmente a leitura do livro de Apocalipse, ao nos apresentar a adoração como destino eterno do ser humano, apresenta também o direcionamento e conteúdo que um verdadeiro culto cristão precisa ter para que cumpra o seu papel: celebração (Ap 5:9-10); anúncio da mensagem do evangelho (Ap 10:15); e chamado à comunhão dos santos (Ap 19:17).

Só então nossa adoração será um culto verdadeiro ao Senhor: lugar de encontro espiritual e real com o Criador, com o Senhor Soberano, com o amado de nossa alma (Ap 21:3 e Sl 84:10).

 

 

Leia também o livro TU ÉS DIGNO - Um leitura de Apocalipse.  Texto comovente, onde eu coloco meu coração e vida à serviço do Reino de Deus. Você vai se apaixonar por este belíssimo texto, onde a fidelidade a Palavra de Deus é uma marca registrada.



Disponível na:
AD Santos Editora

Nenhum comentário:

Postar um comentário