terça-feira, 31 de agosto de 2021

QUANTO AO TEMPO APOCALÍPTICO


Em Teologia, a parte do estudo referente às últimas coisas é chamado de Escatologia.  Em geral a análise do Apocalipse está incluída entre os postulados da pesquisa escatológica cristã. 

O termo se origina do grego ἔσχατος eschatos que, segundo o Léxico, pode ser traduzido como último ou fim, num sentido que pode indicar apenas sucessão de posição, de lugar ou de tempo.  Ele está presente no texto de Apocalipse apenas como adjetivo sem qualquer conotação técnico-teológica de fim-dos-tempos (em versículos como Ap 2:19 ou 15:1 por exemplo).

Uma referência dentro do texto de Apocalipse, contudo precisa ser destacada.  Na auto-apresentação final daquele que é o centro da Revelação e que vem sem demora ele se declara como sendo o primeiro e o último. 

Essa é percepção do tempo apocalíptico:  um tempo onde a história humana se desenrola e que deve ser compreendido entre o início que se dá em Cristo e um destino que necessariamente deverá concluir nele mesmo. 

Na mesma linha de compreensão, o apóstolo Paulo aplica esta mesma compreensão à descrição de Cristo como centro da história da salvação chamando-o de o último Adão (conforme 1Co 15:45-49).

Outros termos na língua grega ajudam na compreensão do conceito de tempo no contexto cultural em que o texto de Apocalipse foi escrito e também podem conduzir à compreensão mais adequada do conceito na Revelação bíblica.

 —> ΧρόνοςChronos.  Na mitologia grega era o mais jovem dos titãs.  Ele, em geral, implica num tempo cronológico – o tempo do relógio e do calendário.  Este é o termo que Paulo usa aos Gálatas para se referir ao tempo como cumprimento da agenda divina no envio de seu Filho (em Gl 4:4). 

Apocalipse usa a mesma expressão para se referir ao tempo em que os mártires ainda precisam aguardar o mesmo cumprimento da agenda (em Ap 6:11), demonstrando que o próprio Deus é quem tem o controle dos acontecimentos.

 —> Καιρόςkairós.  Ao contrário do termo anterior, essa compreensão do tempo implica num momentum, ocasião ou circunstância específica. 

Este termo aprece no Apocalipse indicando a proximidade do desfecho das coisas ali narradas (em Ap 22:10).

 —> Αἰώνaion.  No uso da língua grega, o significado aponta para uma ideia mais geral que indica um período histórico, uma idade ou era. 

Em Apocalipse aparece com frequência para compor a expressão que literalmente pode ser traduzido por “pelos séculos dos séculos” ou, simplificando, “para todo o sempre” (como em Ap 1:18 e 22:5).

Então este tempo apocalíptico é compreendido como o prenúncio de um novo momentum de Deus, onde o novo irrompe para substituir o antigo (conforme indicação de Ap 21:1) que delineia o texto: a expectativa do Reino de Deus.   

Em Apocalipse se cumpre a promessa de Jesus de estar com os discípulos até a consumação dos séculos (conforme Mt 28:20).  Em Apocalipse o tempo desemboca na eternidade e lá, para todo o sempre, será manifesta a glória de Deus (conforme Ap 1:6).

 

Leia também o livro TU ÉS DIGNO - Uma leitura de Apocalipse.  Texto comovente, onde eu coloco meu coração e vida à serviço do Reino de Deus. Você vai se apaixonar por este belíssimo texto, onde a fidelidade a Palavra de Deus é uma marca registrada.

 


Disponível na:
AD Santos Editora

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário