sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

NA CASA DE JESSÉ

 



O coração de Samuel ainda estava triste por causa da rejeição de Saul.  Deus então veio ao encontro do profeta e o lembrou que todo o processo de escolha e rejeição era obra da soberania divina e que ao seu servo só cumpriria executar o que lhe fosse ordenado.

O tempo de Saul já havia passado, agora era hora de ir a busca de um novo rei para ungi-lo: mas, onde encontrá-lo?  Como achar o homem certo que se enquadrasse no perfil exigido por Deus?

Encha seu chifre com óleo e vá a Belém;
eu o enviarei a Jessé.
Escolhi um dos seus filhos para fazê-lo rei.
(1Sm 16:1)

Mesmo com algum receio, Samuel seguiu as instruções e foi à casa de Jessé.  Depois de participar de uma cerimônia de sacrifícios com Jessé e seus filhos, e os consagrar ao Senhor, o profeta começou seu trabalho de busca daquele que deveria ser ungido especificamente à realeza.

O primeiro a ser examinado foi Eliabe, o primogênito. 

Se era para ser alguém daquela casa que fosse este! – Deve ter pensado Samuel!

A resposta foi imediata:

Não considere sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei.
[O Eterno] não enxerga como o ser humano, esse [] vê a aparência,
mas o Eterno percebe o coração.
(1Sm 16:7)

Assim se seguiram Abinadabe, o segundo; Samá, o terceiro; e mais outros num total de sete dos filhos de Jessé e a resposta foi sempre a mesma:  Também não foi este que o SENHOR escolheu (1Sm 16:9).

Neste ponto da história, alguma coisa parecia estar errada: a mensagem era clara sobre a casa de Jessé!  Só podia está faltando alguém!

Foi quando lembraram do caçula Davi que estava no campo e não tinha participado em nada no desenrolar dos acontecimentos: nem dos sacrifícios, nem da consagração, nem do processo de escolha.

Trouxeram Davi à presença de Samuel e este foi descrito como um garoto ruivo e de feições delicadas.  Aparentemente nada que fizesse lembrar o porte e a dignidade de um rei.  Contudo a ótica divina vê diferente:

É este!  Levante-se e unja-o (1Sm 16:12).

Quando Davi foi ungido na presença de seus irmãos, o texto diz que o Espírito do Senhor se apoderou de Davi.  Era a confirmação de que ele era o escolhido.

Então Samuel pôde voltar para Ramá onde morava; estava cumprida a sua missão.

 

(Na imagem, reprodução da pintura em óleo sobre tela intitulada A Unção de Davi – obra do 1555 do italiano Paolo Veronese.  O original atualmente está no Kunsthistorisches Museum, Vienna, Austria)

 

2 comentários:

  1. Insondáveis mistérios! No Oculto está o escolhido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nos insondáveis desígnios divinos estão o seu querer e vontade, que é sempre melhor que o nosso, pois está fundado em seu amor infinito.
      Abr.

      Excluir