Um dos métodos que Jesus se utilizou para ensinar aos seus discípulos as lições e verdades sobre o evangelho que estava anunciado foi o de contar histórias. Elas sempre traziam alguma luz para melhor entender o que Jesus estava ensinando.
Entre tais histórias, a do semeador foi contada para que seus discípulos compreendessem como se dá a propagação e aceitação do evangelho. Na narrativa, um semeador saiu a espalhar a sua semente, porém ela caiu de maneira indistinta em terrenos diferenciados: à beira do caminho, sobre pedras, entre espinhos e em boa terra (leia a narração em Lc 8:4-8)
O problema é que, mesmo os discípulos continuaram sem entender o significado daquela história, gerando a necessidade do próprio Jesus explicar o seu significado (leia também a explicação em Lc 8:9-15).
Pela explicação dada por Jesus, a semente é a palavra de Deus e os diferentes tipos de terrenos onde a semente cai são os tipos diferentes de coração onde a semente-palavra é lançada, resultando assim, diferentes maneiras de aceitação do evangelho do Reino de Deus que Jesus estava anunciando.
Assim, aplicando as lições apresentadas na parábola do semeador, podemos notar que a semente da palavra de Deus está sendo lançada e que cada ser humano reage de uma forma própria a esta palavra. Alguns ouvem, mas logo o diabo lhes tira a semente, não produzindo nenhum efeito. Outros até ouvem e aceitam de início, mas as preocupações ou as ilusões desta vida não a deixam criar raízes e frutificar.
Mas há ainda aqueles que, tendo recebido a mensagem de bom coração, aceitam e permitem que ela germine e produza os frutos. Cabe ao discípulo dispor de sua vida e coração como uma boa terra para que o evangelho do Reino possa ser plantado e frutifique.
(Da revista “Lucas” – Editora Sabre. Na imagem, reprodução do quadro “O Semeador” de Vincent van Gogh pintado em 1888 cujo original atualmente encontra-se no E.G. Bührle Foundation, Zürich, Suíça)
Amém! Pastor que Deus te abençoe cada dia mas.
ResponderExcluirAmém querido.
ExcluirA glória seja somente àquele que faz frutificar em nós toda boa semente.
Abr