sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

JESUS TRANSFORMA

 


Há quase meio século os Batistas Brasileiros através de sua Junta de Missões Nacionais têm desenvolvido o Projeto Jesus Transforma – ou apenas trans como se tornou conhecido.

Segundo define a própria Junta em seu site: a Operação Jesus Transforma é uma ação missionária que envolve centenas de voluntários na proclamação do evangelho em cidades e bairros não alcançados, onde o conhecimento do verdadeiro Deus está ausente, objetivando ao fim a plantação ou a revitalização de uma igreja.

Os resultados em termos quantitativos dessas realizações, mesmo que se calcule em número de visitas, estudos, presença em culto ou manifestações de conversão, com certeza não representarão a verdadeira dimensão da conquista para a igreja de Cristo no Brasil.

 

Pensando no tema do projeto, à luz da Bíblia, sou levado a constatar que é impossível alguém se encontrar com Jesus e não ser tocado e transformado.

Dois episódios são bons exemplos.  De um lado há o homem rico que procurou Jesus querendo saber como herdar o Reino (contado em Mc 10:17) e, por não aceitar a proposta de Jesus, chegou esperançoso e saiu triste.  De outro vejo a história de Zaqueu que ficou conhecida pelo inusitado de seu ato de subir numa árvore para ver Jesus passar (em Lc 19:1-10) e teve sua vida maravilhosamente transformada.

Detalhando um pouco o encontro com Zaqueu posso detectar que pelo menos em quatro áreas de sua vida houve transformação.

Tudo começou com o arrependimento interior.  Sua vida pessoal e íntima mudou.  A verdadeira transformação que Jesus oferece começa de dentro para fora: começa mudando o coração do ser humano.  O profeta Ezequiel, falando a nação caída de Israel, anuncia que o próprio Senhor dará um coração e um espírito novo (Ez 36:26).  Quando nos encontramos com Jesus nosso interior é completamente refeito à imagem de Deus (leia ainda 2Co 3:18).

Uma segunda transformação experimentada por Zaqueu foi em sua família.  Aquele homem atendeu o desafio do Mestre e levou Jesus para sua casa.  Havendo transformação em minha vida, logo eu a amplio para aqueles que estão mais próximos de mim.  Foi isto que Josué determinou em seu coração ao decidir servir ao Senhor junto com sua família (já é conhecido o verso de Js 24:15).  A vida nova que Cristo traz contagia a todos ao redor.

Há ainda a transformação da vida social.  O encontro com Cristo fez com que Zaqueu decidisse entregar parte de sua fortuna aos pobres.  Se antes ele era ambicioso e arrogante, depois de ser transformado Zaqueu se tornou misericordioso.  O profeta Oséias ouviu instrução neste sentido para ser passada ao povo (Os 6:6).  Jesus sabe que vivo em sociedade e pode me transformar para ser instrumento dele para abençoar esta sociedade (lembre-se do sal e luz falados por Jesus em Mt 5:13-16).

E finalmente Jesus transformou o destino de Zaqueu abrindo-lhe as portas da vida eterna.  Ninguém pode mudar o destino eterno do ser humano além de Jesus, e ele o faz de graça por nos amar.  É o próprio Jesus Cristo quem afirma esta dádiva (compare os versos de Jo 10:28 com 15:13).  Por maior que seja o pecador, Paulo observa que também é alvo do amor de Cristo (está escrito em Rm 5:6-8).  E ainda mais um detalhe: é bom saber que há festa nos céus quando acontece tal transformação (como Jesus observa em Lc 15:7).

É verdade que JESUS TRANSFORMA, mas para completar o raciocínio deixe-me apenas lembrar que, como no caso de Zaqueu ao aceitar receber Jesus em sua casa, quando assim o fizermos, também seremos transformados e abençoados.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário